Fofoca

Procon-BA: orientação a consumidores sobre devolução de produtos

29 de Junho de 2011 - Piatã

Um dos principais problemas reclamados pelos consumidores no Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, é a entrega de produtos com danos ou defeitos.

Um dos principais problemas reclamados pelos consumidores no Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, é a entrega de produtos com danos ou defeitos.

De janeiro até a última quarta-feira (29), foram prestados 4.

139 atendimentos sobre o assunto, sendo os aparelhos telefônicos – convencional, celular, interfone – os que mais levam os consumidores a buscar o apoio do órgão.

É preciso que o consumidor fique atento a algumas questões durante a aquisição dos produtos para que não seja lesado.

O primeiro passo é a consulta ao termo de garantia.

Quando um produto apresentar danos ou defeitos, dentro do prazo concedido pela garantia legal, e não houver assistência técnica autorizada para fazer o reparo, o consumidor deve levá-lo onde comprou para que sejam tomadas as devidas providências.

Isso porque, segundo o Código de Defesa do Consumidor, os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não-duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade.

De acorco com Alexandre Dória, assessor técnico do Procon-BA, nos casos em que o consumidor é orientado a postar o produto pelos correios ou serviço similar para uma assistência técnica em outra localidade ou para o fabricante, esse custo é de inteira responsabilidade do fornecedor, nunca podendo recair sobre o consumidor o custo de envio do produto para a manutenção, quando dentro do prazo de garantia legal ou contratual.

Ainda é garantido ao consumidor que fizer a compra fora do estabelecimento comercial o cancelamento da compra no prazo de sete dias após a contratação ou após o recebimento do bem.

Para exercer esse direito, o consumidor deve formalizar o pedido de rescisão, dentro do prazo, e enviar pelos correios com aviso de recebimento (AR), guardando uma cópia como comprovante.

O custo de postagem de desistência sem vício, nesse caso, é do consumidor.

  *Com informações: Tribuna da Bahia

Comentários

Outras Notícias

[New York Times aborda receio de influência dos EUA na eleição brasileira]
Política

New York Times aborda receio de influência dos EUA na eleição brasileira

13 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução/X/@MidiaNINJA

[Alfonso Herrera manifesta apoio a Lula com foto da visita do RBD ao Brasil]
Política

Alfonso Herrera manifesta apoio a Lula com foto da visita do RBD ao Brasil

13 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução/Redes Sociais

[Raphinha assina renovação e amplia vínculo com o Barcelona até 2030]
Esportes

Raphinha assina renovação e amplia vínculo com o Barcelona até 2030

13 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução / Instagram @raphinha

[Avanço do sarampo leva Nova York a decretar emergência sanitária]
Mundo

Avanço do sarampo leva Nova York a decretar emergência sanitária

13 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação OMS

[Jorge Araújo, Tiririca e Silvia Abravanel estão entre os famosos que ficaram sem mandato em 2026]
Política

Jorge Araújo, Tiririca e Silvia Abravanel estão entre os famosos que ficaram sem mandato em 2026

07 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação

[Simaria retoma carreira nos palcos e conta como os filhos incentivaram seu recomeço]
Fofoca

Simaria retoma carreira nos palcos e conta como os filhos incentivaram seu recomeço

07 de Outubro de 2026

Foto: TV Globo