STF garante pagamento de professores em greve
05 de Junho de 2011 - PiatãO ministro Cézar Peluzo, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de suspensão de liminar impetrado pelo Governo do Estado, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e fica mantida a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que determina o pagamento dos salários dos
O ministro Cézar Peluzo, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de suspensão de liminar impetrado pelo Governo do Estado, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e fica mantida a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que determina o pagamento dos salários dos professores das universidades estaduais baianas, em greve desde o dia 26 de abril.A decisão foi tomada no final da tarde de sexta-feira (3), segundo informação do membro da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), o professor Sander Prates Viana.
O processo consta da página do Tribunal e está registrado sob o número “SL 523”.
A decisão deve ser comunicada ao governo estadual só a partir de segunda-feira (6).
A PGE reiterou a informação de que cumpriria a decisão judicial, mesmo a que já havia sido determinada, por liminar, pelo TJ-BA, segundo parecer do desembargador Gesivaldo Britto, em 17 de maio.
O pagamento só não foi já realizado por conta de “problema técnico-operacional” que impediu o cumprimento da liminar do TJ-BA.
A Secretaria de Administração (Saeb) não teve como gerar nova folha, pois já havia fechado-a.
O governo não mais vetaria os aumentos salariais pelos próximos quatro anos, mas apenas incorporaria a gratificação por condições especiais de trabalho (CET) ao salário nos próximos dois anos.
Mesmo com este acordo, firmado sexta-feira, os professores das universidades estaduais mantêm pressão sobre o governo estadual.
Os docentes fizeram reforço no pedido, comunicando o fato ao Tribunal, por conta do descumprimento da liminar do TJ-BA.
“Ocorreu crime de desobediência de decisão judicial, que poderia gerar pena de prisão ao governador ou bloqueio das contas públicas.
Além disso fizemos uma representação junto à Assembleia Legislativa para que seja investigada improbidade administrativa e crime de responsabilidade do governo”, disse Sander Prates Viana, professor de curso de Direito na Universidade do Estado da Bahia, Campus de Jacobina.
*Com informações: A Tarde
Comentários
Outras Notícias
![Outubro Rosa: Bahia disponibilizará 40 mil mamografias gratuitas em todo o estado [Outubro Rosa: Bahia disponibilizará 40 mil mamografias gratuitas em todo o estado]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238125/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Outubro Rosa: Bahia disponibilizará 40 mil mamografias gratuitas em todo o estado
25 de Setembro de 2025Foto: Leonardo Rattes/ Saúde GovBA
![Sob pressão popular, CCJ do Senado rejeita PEC da Blindagem por unanimidade [Sob pressão popular, CCJ do Senado rejeita PEC da Blindagem por unanimidade]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238124/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sob pressão popular, CCJ do Senado rejeita PEC da Blindagem por unanimidade
25 de Setembro de 2025Foto: Reprodução/Instagram
![Vitória anuncia Jair Ventura para tentar escapar do rebaixamento na Série A [Vitória anuncia Jair Ventura para tentar escapar do rebaixamento na Série A]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238123/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Vitória anuncia Jair Ventura para tentar escapar do rebaixamento na Série A
25 de Setembro de 2025Foto: Reprodução/Instagram
![Falta de consenso com a APLB leva Câmara de Salvador a adiar votação sobre plano do magistério [Falta de consenso com a APLB leva Câmara de Salvador a adiar votação sobre plano do magistério]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238122/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Falta de consenso com a APLB leva Câmara de Salvador a adiar votação sobre plano do magistério
25 de Setembro de 2025Foto: Dandara Amorim
![Preta Gil é homenageada com estátua em Copacabana, ao lado de Gilberto Gil [Preta Gil é homenageada com estátua em Copacabana, ao lado de Gilberto Gil]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238121/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Preta Gil é homenageada com estátua em Copacabana, ao lado de Gilberto Gil
22 de Setembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![“O Agente Secreto” é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026 [“O Agente Secreto” é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238120/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
“O Agente Secreto” é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026
22 de Setembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023