Camaçari: Secretaria de Saúde intensifica trabalhos no combate a Febre Amarela
05 de Julho de 2017 - Aline Mendes
Visando eliminar em definitivo o risco de contágio da febre amarela em Camaçari, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, intensificou os trabalhos iniciados desde abril no combate ao mosquito transmissor da doença.
Até o mês de junho já foram recebidas 29 notificações no Departamento de Vigilância à Saúde sobre primatas não humanos - PNH (macacos) mortos em diferentes localidades do município. A morte de primatas não humanos, sem causa aparente, são o principal alerta quanto a possível existência do vírus da febre amarela na região.
Contudo, dados da Vigilância à Saúde informam que, das 29 notificações de mortes de PNH, 14 amostras foram inviáveis (por estarem em decomposição), cinco PNH com laudo de positividades, duas amostras negativas e as demais em investigação.
Entre as áreas mapeadas para atuação das equipes estão: Santo Antônio, Arembepe, Quarenta e Seis, Barra Jacuípe, Jauá, Parque Real Serra Verde, Catu de Abrantes, Monte Gordo, Machadinho, Cordoaria, Guarajuba, Ponto Certo, Gleba C, Polo Petroquímico, Barra do Pojuca, Vilas de Abrantes, Vale da Landirana e Itacimirim.
Diretora da Vigilância à Saúde, Fátima Guirra explica que, “o trabalho na maioria dessas comunidades já aconteceu através das atividades de bloqueio ao vírus da febre amarela e ao mosquito do Aedes Aegypti envolvendo vacinação e bloqueios com inseticida de casa em casa com UBV costal e focal, assim como através de ações de educação na comunidade. Sem contar que ainda estamos vacinando toda população, que nunca tomou a dose única da vacina, nas 36 salas de vacinação do município. A agora estamos retornando nas localidades para intensificar as ações de bloqueio com as visitas de casa em casa”.
Além do trabalho nas comunidades, a Secretaria de Saúde tem feito constantes buscas ativas nas unidades de saúde e HGC de casos suspeitos de febre amarela. “Até o momento, devido o trabalho preventivo que temos feito desde a notificação do primeiro caso de PNH morto, não tivemos nenhum caso de febre amarela em humanos. E para que assim continue, estamos intensificando nossas atividades de busca ativa principalmente nos lares”, afirma o secretário de Saúde, Elias Natan.
A frente de trabalho de combate ao Aedes Aegypti e ao vírus da febre amarela é composta pelo Departamento de Vigilância à Saúde, Vigilância Epidemiológica, Centro de Controle de Zoonoses, Departamento da Atenção Básica, Departamento da Alta e Médica Complexidade e Hospital Geral de Camaçari.
Ascom
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023