Fofoca

Temporal que provocou 15 mortes em Salvador completa um ano

27 de Abril de 2016 - Andréa de Lima Nunes

Tragédia ocorreu no dia 27 de abril de 2015 e deixou rastro de destruição.

sobrevoo-situacao-pos-chuvas---agecom---gabriel-lima---04.05_2

Imagens aéreas do Marotinho, em Bom Juá, que registrou 4 mortes (Foto: Gabriel Lima)

 

Há exatamente um ano, no dia 27 de abril de 2015 (segunda-feira), Salvador vivenciou uma tragédia. Nas comunidades do Barro Branco, na região da Avenida San Martin, e do Marotinho, no bairro de Bom Juá, 15 pessoas morreram vítimas de desabamentos de imóveis e soterramentos de terra após fortes chuvas.

No Barro Branco, foram 11 mortes. Dentre as vítimas, estavam uma idosa de 75 anos e três adolescentes com idades entre 12 e 16 anos. No Marotinho, quatro pessoas não resistiram aos ferimentos e morreram diante da força dos deslizamentos. Dentre elas estavam três jovens com idades entre 11 e 15 anos.

As mortes foram registradas após um temporal que provocou estragos na cidade desde a madrugada. Ruas e avenidas ficaram alagadas e moradores chegaram a utilizar caiaque e prancha de surf para transitar pelos bairros.

Eventos e aulas foram suspensos por causa do temporal. O Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, que fica na região da Cidade Baixa, ficou com as dependências completamente alagadas e pacientes precisaram ser transferidos para outras áreas da unidade.

A Prefeitura diz que a região do Bom Juá recebeu uma contenção geomanta, após a tragédia, que consiste na proteção de encostas por meio revestimento de PVC com geotêxtil, com cobertura de proteção mecânica executada em chapisco jateado de cimento, areia e aditivos, para a prevenção de erosão. Já em Barro Branco, obras de contenção de contenção de encosta estão em andamento.

Comentários

Outras Notícias