Educação

Creches comunitárias de Salvador relatam dificuldades por falta de merenda e repasses

06 de Março de 2026 - Redação Pernambués agora
[Creches comunitárias de Salvador relatam dificuldades por falta de merenda e repasses]

Foto: Betto Jr. / Secom

Creches comunitárias e escolas parceiras da Prefeitura de Salvador enfrentam dificuldades para manter o funcionamento devido à falta de merenda escolar e de recursos destinados à manutenção básica. A denúncia foi encaminhada ao portal BNews por responsáveis por unidades que atendem mais de 300 crianças.
Segundo relatos, algumas instituições, que normalmente funcionam em período integral, das 7h30 às 17h, foram obrigadas a reduzir o atendimento para meio turno por não conseguirem garantir alimentação aos alunos.
Em muitos casos, a merenda escolar representa a principal fonte de alimentação diária para parte das crianças atendidas.
“Minha creche está sem nenhum alimento. Desde dezembro não recebemos a merenda de forma adequada e estamos tentando manter três lanches por dia para mais de 260 crianças, mas já não temos condições de continuar. O salário também está atrasado e tivemos que usar recursos próprios”, relatou um funcionário de uma das unidades, que preferiu não se identificar.
Outra fonte afirmou que a previsão de regularização da entrega de alimentos seria para o dia 2 de março, o que ainda não teria ocorrido. Uma gestora relatou que apenas alguns itens chegaram às unidades.
“Disseram que começariam a entrega com o que tinham em estoque, mas só chegaram temperos e frutas. Ainda faltam proteínas e cereais”, afirmou.
Além das dificuldades atuais, mais de 30 creches que participaram do edital de credenciamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) no ano passado aguardam retorno sobre o processo.
Procurada, a SMED informou em nota que as creches parceiras com vínculo jurídico ativo estão recebendo regularmente a alimentação escolar, conforme o cronograma estabelecido.
Sobre o credenciamento de novas unidades, a secretaria afirmou que o processo será retomado a partir de 15 de março, após a conclusão das renovações das parcerias já existentes.
A pasta também destacou que a ampliação da rede de creches parceiras tem sido uma prioridade da gestão municipal. Segundo a secretaria, o número de instituições conveniadas passou de 139, em 2023, para 176 em 2025, ampliando o atendimento para cerca de 25.938 matrículas na educação infantil.

Comentários

Outras Notícias

[PGR denuncia Zema por calúnia contra Gilmar Mendes]
Política

PGR denuncia Zema por calúnia contra Gilmar Mendes

16 de Maio de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[IA pode gerar mais fake news nas eleições, alertam especialistas]
Política

IA pode gerar mais fake news nas eleições, alertam especialistas

16 de Maio de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Negacionismo fez brasileiros
Saúde

Negacionismo fez brasileiros "perderem" 3,4 anos de vida na pandemia

16 de Maio de 2026

Foto: Alex Pazuello/Semcom/Prefeitura de Manaus

[Wagner Moura encerra gravações de novo filme inspirado em clássico iraniano]
Fofoca

Wagner Moura encerra gravações de novo filme inspirado em clássico iraniano

15 de Maio de 2026

Foto: Instagram

[Virginia Fonseca aciona Justiça após críticas feitas por Luana Piovani nas redes sociais]
Fofoca

Virginia Fonseca aciona Justiça após críticas feitas por Luana Piovani nas redes sociais

15 de Maio de 2026

Foto: Instagram

[Padre Fábio de Melo fala sobre depressão e revela período mais difícil da vida]
Fofoca

Padre Fábio de Melo fala sobre depressão e revela período mais difícil da vida

15 de Maio de 2026

Foto: YouTube