Educação

Trabalhadores da rede estadual de educação da Bahia paralisam atividades por 48 horas

08 de Maio de 2024 - Redação Pernambués agora
[Trabalhadores da rede estadual de educação da Bahia paralisam atividades por 48 horas]

A maioria das escolas não funcionou nesta segunda (29) e amanhã (30) também devem permanecer sem aulas / Foto Divulgação

A rede estadual de educação paralisou as atividades nesta segunda-feira (29), e seguem pelas próximas 24 horas, após não aceitarem a proposta, feita pela Secretaria de Educação na Bahia (SEC), de reajuste de 5,69% nos salários, com pagamentos fracionados. 

A categoria tomou a decisão na última quinta-feira (25), durante uma assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Logo, as escolas da rede estadual não tiveram aula nesta segunda, e nem terão na terça-feira (30). 

De acordo com a APLB, a proposta do governo foi rejeitada por 90% dos funcionários que votaram, e exigem um reajuste de 10%, seguindo o percentual unificado pela Federação das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos.

Além disso, a categoria pede a restruturação de planos de carreiras e o pagamento imediato da 3ª parcela dos precatórios Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), que seria enviado para votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em abril deste ano, com previsão de pagamento para o mesmo mês, o que não aconteceu.

A Secretaria de Educação da Bahia emitiu uma nota informando que está disponível para conversar com o sindicato sobre a manutenção das escolas funcionando durante a paralisação. Contudo, em muitas delas foi possível notar que alunos e professores não compareceram às unidades de ensino.

Comentários

Outras Notícias

[TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça]
Bahia

TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça

15 de Dezembro de 2025

Foto: Aline Gama / Bahia Notícias

[Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras]
Fofoca

Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras

15 de Dezembro de 2025

Foto: Divulgação

[Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV]
Saúde

Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV

15 de Dezembro de 2025

Foto: Ana Clara Pires / Bahia Notícias

[Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE]
Bahia

Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE

15 de Dezembro de 2025

Foto: Agência Brasil/Arquivo

[Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã]
Brasil

Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã

13 de Dezembro de 2025

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

[Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação]
Educação

Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação

13 de Dezembro de 2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil