Educação

Parlamento Jovem recebe inscrições de estudantes até dia 5

03 de Maio de 2024 - Redação Pernambués agora
[Parlamento Jovem recebe inscrições de estudantes até dia 5]

Projeto da Escola do Legislativo da Câmara de Salvador promove uma imersão no Poder Legislativo Municipal / Foto Divulgação

As inscrições para a edição 2024 do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Salvador estão abertas até o dia 5 de maio. O Parlamento Jovem busca proporcionar aos estudantes, matriculados entre o 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, uma experiência prática de cidadania e democracia, através do envolvimento nas atividades do Poder Legislativo Municipal.

O projeto pretende contemplar 43 jovens de diversas escolas da rede municipal, estadual, federal e particular. A Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis, da Câmara Municipal de Salvador, é dirigida pela vereadora Marta Rodrigues (PT) e tem o objetivo de levar a juventude a conhecer um pouco mais sobre os processos legislativos.

Os jovens podem questionar, indagar e propor melhorias para a capital baiana dentro das pautas: meio ambiente, inclusão, diversidade, mobilidade e educação.
“É de extrema importância que a juventude se sente nessas cadeiras e sinta que são também responsáveis pelas mudanças que Salvador precisa. A juventude é política, tem a força transformadora que Salvador precisa. Mais um ano de Parlamento Jovem é mais um ano em que essa casa se mostra aberta à opinião popular da juventude”, diz a vereadora. 

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem Salvador é uma iniciativa da Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis. O projeto foi idealizado pela vereadora Marta Rodrigues, diretora da Escola, e é voltado a proporcionar aos jovens estudantes uma experiência prática de cidadania e democracia, através do envolvimento nas atividades do Poder Legislativo Municipal.

Durante uma semana, os participantes têm a oportunidade de imergir nas funções e nos trabalhos dos vereadores na Câmara Municipal de Salvador. O projeto conta com a realização de oficinas para fazer com que os jovens tenham preparo legislativo o suficiente para encerrarem com êxito o projeto, na Sessão Final de Diplomação dos Jovens Vereadores.

Durante o período de inscrição, a equipe da Escola do Legislativo tem visitado diversas escolas distribuídas por territórios de Salvador para apresentar o projeto e convidar a juventude a participar.

Para mais detalhes sobre o projeto, consulte o Manual de Inscrição na aba da Escola do Legislativo, no site da Câmara www.cms.ba.gov.br.

Comentários

Outras Notícias

[Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco]
Saúde

Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco

03 de Novembro de 2026

Foto: João Risi / MS

[ Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz]
Política

Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz

03 de Novembro de 2026

Fotos: Câmara Municipal de Salvador

[Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5]
Esportes

Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5

03 de Novembro de 2026

Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias

[Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba]
Esportes

Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba

03 de Novembro de 2026

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]
Artigos

Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana

31 de Outubro de 2026

Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto

[ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]
Bahia

Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA

31 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Gov-BA