Matrícula para alunos da rede pública da Bahia começa nesta segunda-feira; veja cronograma
15 de Janeiro de 2024 - Redação Pernambués agora
Primeiro dia foi dedicado à inscrição de pessoas com deficiência. Matrículas seguem até 23 de janeiro. / Foto Feijão Almeida
O processo de matrícula para novos e antigos alunos da rede pública de ensino da Bahia foi aberto nesta segunda-feira (15) e segue até 23 de janeiro. A informação é da Secretaria da Educação do Estado (SEC).
Conforme descrito no cronograma, o processo foi iniciado com matrícula das pessoas com deficiência. [Veja o calendário abaixo]
Estudantes, pais ou responsáveis interessados devem fazer a inscrição através do portal do governo. Uma página específica foi criada para receber as inscrições.
Até cinco dias após a realização da matrícula online, eles devem entregar a documentação necessária na unidade escolar na qual o estudante foi matriculado. Segundo a secretaria, os documentos necessários são:
original do histórico escolar;
original e cópia do RG ou certidão de registro civil;
original e cópia do CPF;
comprovante de residência;
cópias do RG e CPF da mãe do estudante e/ou do responsável legal.
Sem a entrega dos documentos, a matrícula não poderá ser concluída. Confira o calendário de inscrições, dividido por categorias de alunos:
15/01 - Exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PcD).
16/01 - Transferência do estudante que concluiu o ano letivo em 2023 na rede estadual de ensino e que pretende se transferir para outra unidade escolar da própria rede, por desejo próprio ou porque a unidade escolar onde estudou não oferta a série seguinte.
17 e 18/01 – Concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental que vierem da rede municipal de ensino. Os estudantes que concluíram o 9º ano poderão optar por algum curso técnico de nível médio.
19/01 – Matrícula nova para estudantes do Ensino Fundamental e EJA Fundamental.
22 e 23/01 – Matrícula nova para estudantes do Ensino Médio, EJA e Educação Profissional e Tecnológica.
A SEC informou que este ano duplicou o número de vagas ofertadas para a educação em tempo integral, passando de 60 mil para 120 mil postos. A gestão estadual também ampliou as vagas na educação profissional, saindo de 108 mil postos, em 2023, para 143 mil.
Comentários
Outras Notícias
Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média
27 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão
27 de Janeiro de 2026Foto: Freepik
Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS
27 de Janeiro de 2026Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia
27 de Janeiro de 2026Foto: Letícia Martins / EC Bahia
BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality
26 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Globoplay
Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026
26 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023