Cresce número de negros em universidades: porém, desigualdade ainda persiste no mercado de trabalho
01 de Dezembro de 2023 - Redação Pernambués agora
De acordo com o estudo, a chegada ao ensino superior não permitiu o acesso maior ao mercado de trabalho / Foto: Arquivo TV Aratu
O número de pessoas negras em universidades mais do que dobrou em 10 anos na Bahia. Entretanto, o preconceito ainda é um dos fatores preponderantes para o aumento de negros em cargos mais elevados no mercado de trabalho.
O programa de cotas, iniciado em 2012, provocou mudanças no ensino superior e os frutos estão sendo colhidos agora. E isso se reflete no número de negros no ensino superior na Bahia que dobrou entre 2012 e 2022 no estado, saltando de 412 mil para mais de 845 mil.
A pesquisa do Dieese aponta que a lei de cotas surtiu efeito nas universidades, o que fez aumentar a escolaridade de negros aqui na Bahia. Se em 2012 a porcentagem de estudantes negros era de 3,6%, nas universidades baianas a lei de cotas permitiu que esse número mais que dobrasse no ano passado chegando a 6,9%. Apesar disso o percentual de pessoas brancas nas universidades ainda é maior (12%)
De acordo com o estudo, a chegada ao ensino superior não permitiu o acesso maior ao mercado de trabalho. A taxa de desocupação entre os negros é de 15,5% na Bahia contra 12,8% entre os não negros.
“Mesmo com qualificação, nós temos muito menos pessoas negras ocupando posições que são compatíveis com a sua escolaridade do que pessoas não negras. Então, pra gente dar um exemplo, os cargos de liderança como gerência e direção nós temos 1,5% da população negra em idade trabalhal, enquanto isso temos ocupando esses espaços nós temos 3,2% por cento das pessoas não negras”, afirmou Ana Georgina Dias, supervisora do Dieese.
Comentários
Outras Notícias
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV
15 de Dezembro de 2025Foto: Ana Clara Pires / Bahia Notícias
Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE
15 de Dezembro de 2025Foto: Agência Brasil/Arquivo
Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã
13 de Dezembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
13 de Dezembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023