Educação

Uneb inclui histórico escolar e Enem como formas de ingressos nos cursos de graduação

28 de Julho de 2023 - Redação Pernambués agora
[Uneb inclui histórico escolar e Enem como formas de ingressos nos cursos de graduação]

A Uneb já usa vestibular e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

FOTO: Divulgação/Uneb

 

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) informou que vai passar a adotar duas novas formas de ingresso para cursos de gradução presenciais e à distância (EaD): os resultados do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o desemepnho no ensino médio comprovado com histórico escolar.

A proposta foi aprovada de maneira unânime pelo Conselho Universitário (Consu) no mês passado e publicada por meio de uma resolução no último dia 30.
“Essa deliberação, chancelada pelo voto unânime do Consu, atende uma das prioridades da nossa gestão, que é a de buscarmos soluções para o grave problema da redução crescente no acesso aos cursos de graduação, agravada com a pandemia da covid-19”, diz a reitora Adriana Marmori. “Estamos ampliando as oportunidades para estudantes, jovens e adultos, que almejam ingressar nesta grande universidade pública, popular e inclusiva”.

Na justificada do projeto, foi ressaltado que há índices elevados de evasão nos cursos de gradução e busca da Uneb por soluções "socialmente responsáveis" para a inclusão de procedimentos.
A universidade vai definir o modo de utilização das notas do Enem e as regras para avaliar o desempenho do candidato a partir do histórico escolar do ensino médio.

O documento enfatiza ainda que os mecanismos adicionais para acesso aos cursos de graduação, modalidades presencial e a distância, deverão ser considerados como formas complementares aos já vigentes (Vestibular e Sisu), sendo definidos pela instituição para cada semestre letivo.

Comentários

Outras Notícias

[Governo anuncia investimento de R$ 108 milhões em cursinhos populares]
Educação

Governo anuncia investimento de R$ 108 milhões em cursinhos populares

18 de Outubro de 2025

Foto: Ricardo Stuckert / PR

[Lula: educação e política são pilares para país ter um futuro melhor]
Política

Lula: educação e política são pilares para país ter um futuro melhor

18 de Outubro de 2025

Foto: Ricardo Stuckert / PR

[STF forma maioria contra atuação de enfermeiros em aborto legal]
Política

STF forma maioria contra atuação de enfermeiros em aborto legal

18 de Outubro de 2025

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

[Jogadoras do Bahia são convocadas para defender o Uruguai na Liga das Nações Feminina]
Esportes

Jogadoras do Bahia são convocadas para defender o Uruguai na Liga das Nações Feminina

17 de Outubro de 2025

Foto: Divulgação / EC Bahia

[Bahia divulga finalistas da camisa do Sócio Esquadrão 2026; votação já está aberta]
Esportes

Bahia divulga finalistas da camisa do Sócio Esquadrão 2026; votação já está aberta

17 de Outubro de 2025

Foto: Divulgação / EC Bahia

[Fiocruz e UFMG firmam cooperação para fortalecer o Centro Nacional de Vacinas]
Saúde

Fiocruz e UFMG firmam cooperação para fortalecer o Centro Nacional de Vacinas

17 de Outubro de 2025

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil