UBES e UEES da Bahia realizam ato em Brasília pedindo a regulamentação da Fundeb
09 de Dezembro de 2020 - Redação Pernambués agora
Câmara aprova urgência e acelera tramitação de projeto que regulamenta o novo Fundeb
Foi aprovado na última terça-feira (8), por 414 votos a 13, um requerimento para acelerar a tramitação do projeto de lei que regulamenta a distribuição dos recursos do novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que financiará a educação básica no país.
Promulgado em agosto pelo Congresso, o novo Fundeb entra em vigor em janeiro. No entanto, ainda é preciso definir regras de distribuição de recursos a estados e municípios, que precisam ser aprovadas pela Câmara e pelo Senado.
..jpg)
O Fundeb serve pra quê?
O fundo foi criado para garantir que os recursos cheguem à educação. Funciona como uma espécie de "pote de dinheiro" destinado exclusivamente às escolas públicas de educação básica (creches, pré-escola, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação especial e educação de jovens e adultos). Os recursos vêm de impostos e tributos que, por lei, devem ser aplicados ao desenvolvimento do ensino.
A ideia é evitar a desigualdade e distribuir o dinheiro para garantir um valor mínimo investido por aluno, igual a todos os estados. Assim, estados mais pobres podem receber complementação da União e garantir que seus estudantes terão o mesmo ponto de partida, as mesmas condições básicas de aprendizagem se comparado a outros estados.
Parlamentares e especialistas começaram a discutir, em outubro, regulamentação do novo Fundeb
Entre os pontos questionados está a ausência, no relatório, da regulamentação do Custo Aluno Qualidade (CAQ). O CAQ é um parâmetro de financiamento educacional previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) que define qual deve ser o investimento por aluno para garantir a qualidade na educação.
O projeto está na pauta da sessão do Plenário desta quarta-feira (9).
Os Movimentos Estudantis de Salvador, viajaram até Brasília para acompanhar de perto a sessão.
O ato teve a presença dos reitores eleitos e não empossados, os estudantes tentaram reunião com o MEC para pedir nomeação dos reitores eleitos das universidades federais dos institutos federais.
"Hoje iniciamos os atos em Brasília pela nomeação dos reitores eleitos, infelizmente o Ministro da Educação não recebeu a comissão a qual eu fiz parte para pedir a nomeação dos reitores das universidades e dos IFs." Disse Tiago Ramos, presidente da União brasileira dos estudantes secundaristas ( UBES). Além da UBES, estão presentes a Comissa da Uniao Estão dos Estudantis (UEES)
" Esse é uma manifestação em defesa da democracia nas universidades. Quero ressaltar que todos os reitores não empossados estavam presentes na votação juntos coma gente, afirmamos que a luta não para, amanhã realizaremos mais atos, teremos o dia nacional de luta" acrescentou Tiago.
O representante da UBES ainda disse que estão presentes em Brasília graças a ajuda de apoiadores da educação . " Muito obrigado ao SINDLIMP e ao vereador de Salvador Suíca (PT) pela ajuda pra que eu pudesse cumprir as agendas aqui em Brasília", disse.
Até a sexta será de atos e reuniões.
A regulamentação está prevista na Emenda Constitucional 108, promulgada pelo Congresso em agosto deste ano, e que prevê uma participação progressivamente maior da União ao longo de seis anos.

Mais debate
Apesar de parte dos partidos de oposição apoiar o novo regime de tramitação, a maior parte dos líderes pediu mais tempo para negociar mudanças no relatório.
O Fundeb financia a educação básica pública nos estados e no Distrito Federal. O fundo é composto de 20% da receita de oito impostos estaduais e municipais e valores transferidos de impostos federais. Até 2026, o governo federal aumentará a complementação para esses fundos a cada ano, começando com 12% do montante até atingir 23%.
O substitutivo que será analisado estabelece novos critérios para distribuir o dinheiro a regiões e etapas do ensino que necessitam de mais apoio para superar desigualdades.
Entretanto, no primeiro trimestre do ano, os recursos serão rateados pelos critérios do atual Fundeb (Lei 11.494/07). As novas regras serão aplicadas a partir de abril e, em maio, serão feitos os ajustes das diferenças do primeiro trimestre.
Comentários
Outras Notícias
Anvisa proíbe repelente da marca Repele após reprovação em teste de eficácia
25 de Maio de 2026Foto: Divulgação
Mutirão na MCO-UFBA vai disponibilizar 800 atendimentos para idosos em Salvador
25 de Maio de 2026Foto: Divulgação
Sesab confirma novas obras de ampliação e modernização no Hospital do Oeste
25 de Maio de 2026Foto: Leonardo Rattes/Sesab
Obras do VLT provocam alterações no tráfego da BR-324 durante a madrugada em Salvador
25 de Maio de 2026Foto: Divulgação/VLT Salvador
PEC na AL-BA propõe alteração na data de posse do governador da Bahia
25 de Maio de 2026Foto: Reprodução
Primeira maternidade municipal de Salvador ultrapassa 350 atendimentos em apenas um mês
25 de Maio de 2026Foto: Reprodução
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023