Veja o passo a passo para suspender o pagamento do seu Fies
08 de Julho de 2020 - Jornal Extra
Já é possível suspender o pagamento de até quatro parcelas do Financiamento Estudantil (Fies) contratado pelo Banco do Brasil (BB) ou pela Caixa Econômica Federal.
A medida que entrou em vigor nesta segunda-feira (dia 6) — vale para estudantes que estavam em dia com o pagamento até 20 de março, quando foi decretada a calamidade pública no país. Veja abaixo o passo a passo para solicitar a suspensão.
A adesão poderá ser feita até o dia 31 de dezembro deste ano. Vale lembrar, no entanto, que está prevista a incidência de juros contratuais sobre as parcelas suspensas, que serão contabilizados no saldo devedor do contrato do estudante. Não será cobrada, porém, multa por atraso de pagamento sobre as parcelas suspensas.
No caso de contratos em fase de utilização ou carência, a suspensão será de até duas parcelas, que serão incorporadas ao saldo devedor, nos termos e condições contratados. Essa medida é válida para contratos formalizados até o 2º semestre de 2017.
Já contratos em fase de amortização poderão ser suspensos por até quatro meses. Nesse caso, o período será acrescentado ao vencimento final do contrato.
Segundo o BB, a solicitação será efetivada de forma simples, sem a assinatura de um termo aditivo e sem a necessidade da presença do fiador em qualquer dependência do banco.
No entanto, são obrigatórias a ciência e a concordância do estudante para as condições de pausa e, consequentemente, para os reflexos no contrato de financiamento.
Caso o estudante não tenha acesso ao aplicativo do banco, ele pode solicitar a suspensão nas agências do BB. Para o atendimento presencial, diz o BB, deve ser observado o contingenciamento adotado pelo sistema bancário por conta da pandemia do novo coronavírus e das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Caixa Econômica Federal
Acesse o site do financiamento da Caixa.
Vá em “Acessar minha conta”.
Faça o login e acesse a opção “Contrato FIES”.
Selecione “Contrato”.
Clique em “Pausar contrato” e aceite o temo de compromisso.
Aperte “Solicitar pausa”.
Comentários
Outras Notícias
Anvisa proíbe repelente da marca Repele após reprovação em teste de eficácia
25 de Maio de 2026Foto: Divulgação
Mutirão na MCO-UFBA vai disponibilizar 800 atendimentos para idosos em Salvador
25 de Maio de 2026Foto: Divulgação
Sesab confirma novas obras de ampliação e modernização no Hospital do Oeste
25 de Maio de 2026Foto: Leonardo Rattes/Sesab
Obras do VLT provocam alterações no tráfego da BR-324 durante a madrugada em Salvador
25 de Maio de 2026Foto: Divulgação/VLT Salvador
PEC na AL-BA propõe alteração na data de posse do governador da Bahia
25 de Maio de 2026Foto: Reprodução
Primeira maternidade municipal de Salvador ultrapassa 350 atendimentos em apenas um mês
25 de Maio de 2026Foto: Reprodução
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023