Enem 2019: Inep anula questão na prova de ciências humanas
19 de Novembro de 2019 - Redação Pernambués agora
O Inep afirma que a anulação do item não compromete o processo de estimação da nota das participantes
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou na manhã desta terça-feira (19) a anulação de uma das questões do ENEM 2019 na prova de ciências humanas.
De acordo com o instituto, a questão precisou ser anulada por já ter aparecido no Enem 2018, no chamado Caderno de Questões Braille e Ledor.
“O caderno Ledor é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade”, explica o Inep.
A questão anulada pode ser encontrada como questão 90 no caderno azul, questão 70 no amarelo, 66 no branco e 72 no rosa.
O Inep afirma que a anulação do item não compromete o processo de estimação da nota das participantes. Confira a nota na íntegra:
“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa a anulação de uma questão da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias da aplicação regular do Enem 2019: questão 90 do Caderno Azul; questão 78 do Caderno Amarelo; questão 66 do Caderno Branco e questão 72 do Caderno Rosa.
O Inep identificou que a referida questão fez parte do Caderno de Questões Braile e Ledor da aplicação do Enem 2018 (questão 56 do Caderno Laranja). O caderno Ledor é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade.
O cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item. Por isso, a anulação de um item, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota das participantes.
Respeitando a comparabilidade garantida pela TRI, as questões que compõem as provas acessíveis podem sofrer ligeira alteração comparadas à prova de aplicação regular devido às especificidades deste público. As provas do Caderno Braile e Ledor, por exemplo, contém a descrição de gráficos, imagens, esquemas e outros recursos visuais utilizados e questões que inviabilizam ou dificultam demasiadamente a compreensão por parte dos participantes com algum tipo de deficiência visual são substituídas.”
Comentários
Outras Notícias
AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil, revela levantamento
22 de Outubro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Jair Ventura comemora vitória histórica do Vitória sobre o Santos e vê evolução do time
22 de Outubro de 2025Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Uel celebra nova fase e diz estar vivendo sonhos na carreira do samba
22 de Outubro de 2025Foto: William Rocha
Governo da Bahia antecipa feriado do Servidor e antecipa também pagamento de salário
22 de Outubro de 2025Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Novas regras do INSS podem mudar cálculo de renda e impactar beneficiários do BPC
21 de Outubro de 2025Foto: Divulgação
Mulheres de 40 a 49 anos agora podem fazer mamografia gratuita pelo SUS
21 de Outubro de 2025Foto: Reprodução
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023