Pesquisadores da Ufba encontram óleo em aparelhos digestivos e respiratórios de peixes e mariscos
25 de Outubro de 2019 - Redação Pernambués agora
Outros 12 animais capturados na mesma região ainda estão sob análise
Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) encontraram vestígios do óleo que atinge o litoral do Nordeste do país nos aparelhos digestivos e respiratórios de peixes e mariscos recolhidos em locais atingidos pela substância. Os animais estavam nas localidades de Praia do Forte, Itacimirim e Guarajuba.
Os dados foram divulgados ontem (24) pelo professor e pesquisador Francisco Kelmo, diretor do Instituto de Biologia (Ibio) da Ufba, que está à frente do estudo. Ao portal G1, o professor contou que 38 animais, incluindo moluscos e crustáceos, foram recolhidos para a pesquisa, no último final de semana. Todos eles apresentaram óleo no corpo.
Embora ainda não seja possível dizer se a carga de óleo é contaminada, os pesquisadores orientam a população a não se alimentar com animais de áreas afetadas pela substância, por precaução. Outros 12 animais capturados na mesma região ainda estão sob análise
"A gente recomenda à população que evite o consumo de peixes e mariscos vindos, especialmente, das praias que sofreram o impacto pelo óleo. Siri, caranguejo, camarão, polvo, mexilhões, ostras, todos esses animais analisados aqui no instituto e nós detectamos a presença de óleo no interior do corpo desses animais. Nós encontramos peixes também, peixes que continham resíduos de óleo no seu sistema respiratório", disse Kelmo.
Comentários
Outras Notícias
Anitta confirma reunião com Daniel Vorcaro e nega avanço em negociação
23 de Março de 2026Foto: Divulgação
Fábio Mota afirma que Vitória procura reforços, mas evita decisões precipitadas
23 de Março de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Antes da fama, Lore Improta trabalhou com panfletagem em Salvador: "Foram anos assim"
23 de Março de 2026Foto: Divulgação
MEC rejeita proposta de novo curso de Medicina da Unifacs; veja os motivos
23 de Março de 2026Foto: Reprodução Unifacs
Sexto lote do seguro-defeso será disponibilizado na terça-feira
22 de Março de 2026Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Botafogo demite técnico Martín Anselmi
22 de Março de 2026Foto: FC Botafogo/Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023