Enem: Confira o que pode e não pode levar para segundo dia de prova
10 de Novembro de 2018 - Agência Brasil![Enem: Confira o que pode e não pode levar para segundo dia de prova [Enem: Confira o que pode e não pode levar para segundo dia de prova]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/222682/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
As provas do Enem 2018 voltam a ser reaplicadas neste domingo (11).
As provas do Enem 2018 voltam a ser reaplicadas neste domingo (11). Os candidatos vão responder as questões sobre ciências da natureza e matemática. Ao todo, 5.513.726 estudantes estão inscritos. No último domingo (4), 4,1 milhões de estudantes fizeram o exame, registrando-se o menor percentual de faltosos desde 2009 – 24,9% do total de 5,5 milhões de inscritos. Foram aplicadas provas de linguagem, ciências humanas e redação.
O que pode levar
Documento oficial e caneta: os participantes deverão levar um documento oficial de identificação original, com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os dois itens são os únicos obrigatórios para o exame. Os documentos válidos são as carteiras de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar e Polícia Federal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; passaporte; Carteira Nacional de Habilitação, com fotografia e identidade funcional. – Lanche: os estudantes podem levar um lanche. Caso seja caseiro e não esteja embrulhado em material transparente como papel filme, ele será fiscalizado antes de ser liberado.
Cartão de Confirmação: é aconselhável levar o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso. No cartão constam o local de prova do estudante, além da opção de língua estrangeira escolhida e, se for o caso, atendimento específico ou especializado solicitado
Declaração de Comparecimento: os estudantes poderão levar também a Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do chefe de Sala, caso precise do documento para justificar, por exemplo, falta no trabalho. A declaração está disponível também na Página do Participante.
O que não pode levar
Itens proibidos no Enem: borracha; caneta de material não transparente; corretivo; dispositivos eletrônicos, como wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3, relógio e alarmes; fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens; impressos e anotações; lápis; lapiseira; livros e manuais.
Antes de entrar na sala de prova, os participantes deverão guardar no envelope porta-objetos, fornecido pelo aplicador, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados. Também deverão ser guardados todos os itens proibidos no Enem.
Segundo o Inep, o envelope porta-objetos deverá ser lacrado e identificado pelo participante antes de ingressar na sala de provas, e ser mantido até a saída definitiva do local de provas debaixo da carteira durante a realização das provas.
Carteiras de identidade digitais não poderão ser usadas no exame. Isso porque haverá três checagens de identidade e uma delas ocorrerá durante a prova, quando o uso do celular é proibido.
Comentários
Outras Notícias
![AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil, revela levantamento [AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil, revela levantamento]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238220/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil, revela levantamento
22 de Outubro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
![Jair Ventura comemora vitória histórica do Vitória sobre o Santos e vê evolução do time [Jair Ventura comemora vitória histórica do Vitória sobre o Santos e vê evolução do time]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238219/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Jair Ventura comemora vitória histórica do Vitória sobre o Santos e vê evolução do time
22 de Outubro de 2025Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
![Uel celebra nova fase e diz estar vivendo sonhos na carreira do samba [Uel celebra nova fase e diz estar vivendo sonhos na carreira do samba]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238218/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Uel celebra nova fase e diz estar vivendo sonhos na carreira do samba
22 de Outubro de 2025Foto: William Rocha
![Governo da Bahia antecipa feriado do Servidor e antecipa também pagamento de salário [Governo da Bahia antecipa feriado do Servidor e antecipa também pagamento de salário]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238217/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo da Bahia antecipa feriado do Servidor e antecipa também pagamento de salário
22 de Outubro de 2025Foto: Amanda Ercília/GOVBA
![Novas regras do INSS podem mudar cálculo de renda e impactar beneficiários do BPC [Novas regras do INSS podem mudar cálculo de renda e impactar beneficiários do BPC]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238216/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Novas regras do INSS podem mudar cálculo de renda e impactar beneficiários do BPC
21 de Outubro de 2025Foto: Divulgação
![Mulheres de 40 a 49 anos agora podem fazer mamografia gratuita pelo SUS [Mulheres de 40 a 49 anos agora podem fazer mamografia gratuita pelo SUS]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238215/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Mulheres de 40 a 49 anos agora podem fazer mamografia gratuita pelo SUS
21 de Outubro de 2025Foto: Reprodução
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023