Pais e alunos da Rede Pública enfrentam filas enquanto que matrículas podem ser feitas pela internet
17 de Janeiro de 2018 - Brenda Gomes
Quantidade de vagas é suficiente, afirma diretora da Rede Estadual
As matrículas do ano letivo de 2018 das escolas da Rede Estadual de Ensino da Bahia começaram na terça-feira (16), para estudantes que solicitam transferência de unidade, de acordo com os seguintes critérios: a escola não oferece a série subsequente; não renovou a sua matrícula ou mudou de domicílio. O processo pode ser feito presencialmente - em um posto de matrícula mais próximo da residência do aluno - ou pela internet, no site da secretaria de Educação.
Antes mesmo de começarem as matrículas, longas filas já estavam formadas nas portas das escolas, pois pais preocupados em não conseguir matricular os filhos chegaram a dormir no local. Essa é uma preocupação recorrente dos pais, que todo ano se expõem em busca de vaga. De acordo com a diretora-geral de matrícula da Rede Estadual de Ensino da Bahia, professora Eliana Carvalho, a quantidade de vagas disponíveis para unidades do estado é suficiente para atender até o dobro das solicitações. “No município de Camaçari, não temos carência de vagas. Estamos utilizando parcerias com o município”, esclarece a diretora, que faz questão de lembrar que a matrícula pode ser feita pela internet. “Os estudantes recebem uma senha e a rede municipal disponibiliza um computador para que os pais façam a matrícula”, conclui. Depois de fazer a matrícula pela internet, o aluno (maior de idade) ou o responsável deve comparecer à escola informado no comprovante de matrícula para confirmar e finalizar o processo.
Algumas pessoas relataram que não estavam conseguindo fazer a matrícula pela internet. De acordo com o diretor do Centro Educacional de Camaçari, o maior problema em questão é que, apesar da lentidão do site, as pessoas têm que se atentar para a opção que aparece na tela – Estudante Rede Estadual e Concluinte Rede Municipal. Dona Paloma Marques estava desde as 9h desta quarta (17) na fila para conseguir uma atendimento, quando, por volta das 11h30, foi informada que as senhas haviam acabado. Ela queria uma vaga na Escola Polivalente ou Modelo, ambas em Camaçari. Tentou fazer o serviço pela internet e, após muita insistência por causa da lentidão do site, ela conseguiu matricular o filho no 1º ano, no Colégio Estadual de Camaçari.
Ouça o áudio com passo-a-passo de como fazer a matrícula pela internet.
Cronograma
17 e 18/janeiro - Matrícula de concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental para os estudantes regularmente matriculados nas redes públicas municipais, no ano letivo de 2017, cujas escolas não oferecem a série subsequente;
19/janeiro - Matrícula dos estudantes novos do Ensino Fundamental e suas modalidades (cursos de qualificação tecnológica; Jovens e Adultos - EJA; Inclusiva e Indígena);
22 e 23/janeiro - Matrícula dos estudantes do Ensino Médio e suas modalidades (Profissional e Tecnológica; Jovens e Adultos - EJA; Inclusiva e Indígena);
25, 26 e 29/janeiro - Confirmação de matrícula do público alvo da Educação Inclusiva que realizou a pré-matrícula em novembro de 2017.
Documentos
Original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo Histórico Escolar em até 30 dias); original e cópia da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, dentre outros); e o código do SETPS (que consta no Salvador Card) para as escolas do município de Salvador.
Comentários
Outras Notícias
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV
15 de Dezembro de 2025Foto: Ana Clara Pires / Bahia Notícias
Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE
15 de Dezembro de 2025Foto: Agência Brasil/Arquivo
Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã
13 de Dezembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
13 de Dezembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023