Economia

Venda de chocolates deve crescer 4,9% no período da Páscoa, diz Fecomércio-BA

05 de Março de 2020 - Redação Pernambués agora
[Venda de chocolates deve crescer 4,9% no período da Páscoa, diz Fecomércio-BA]

As vendas do comércio varejista de doces, balas e chocolates devem crescer 4,9% no estado da Bahia neste segundo bimestre, em relação a igual período do ano passado, conforme análise da Fecomércio-BA.

O faturamento nos dois meses que estão ligados fortemente a data da Páscoa deverá ser de R$ 72,6 milhões.
O cálculo foi feito com base nos dados informados pelas empresas varejistas para o Governo da Bahia, através de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) e a Fecomércio-BA.
De acordo com Guilherme Dietze, consultor econômico da Federação, para o setor, março e abril são os melhores meses ao longo do primeiro semestre do ano. A participação das vendas no segundo bimestre representa 40% de tudo que as lojas de chocolates e doces vendem entre janeiro e junho no estado da Bahia.
A Fecomércio-BA já vem apontando um cenário de aumento de consumo através de suas mais recentes pesquisas. “O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 8% no período entre julho e fevereiro deste ano. Além disso, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) passou de 44,7% de famílias endividadas em fevereiro do ano passado para 46,5% no segundo mês deste ano, ao mesmo tempo em que a inadimplência, neste período, caiu de 17,4% para 15,7%, ou seja, as famílias soteropolitanas estão se endividando mais de forma mais saudável, com mais condições de arcar com as dívidas contraídas”, avalia Dietze.
O consultor econômico ainda esclarece que “embora os dados sejam de Salvador, é razoável expandir o comportamento da capital para o estado porque a melhora está evoluindo em termos macroeconômicos, em todo o país, e não em uma região específica”.
Mais de 30 mil empregos formais foram criados no Estado ao longo de 2019 e a inflação fechou o ano passado pouco abaixo dos 4% na região de Salvador. Com isso, os juros aos consumidores estão na tendência de queda. Três principais variáveis que determinam as decisões de consumo das famílias estão positivas no Estado. Segundo Dietze, isso explica a expectativa favorável para a próxima data comemorativa do comércio.
A Fecomércio-BA ressalta ainda que a Páscoa afeta menos setores do varejo, ao contrário do Dia das Mães, por exemplo. As vendas estão concentradas no varejo de chocolates e sendo produtos com valores mais baixos, o que não é necessário uma forma de financiamento. “Os gastos devem ser feitos em dinheiro e cartão de débito e ao longo da segunda quinzena de março até o início do próximo mês, quando será a data específica”, avaliou Guilherme Dietze.
Portanto, após o Carnaval na Bahia que registrou 2% de crescimento no varejo, a Páscoa será outra data que deve animar os empresários com um aumento do faturamento e quem está mais ligado no Dia das Mães também pode se preparar para um bom ritmo de vendas.

Comentários

Outras Notícias

[Casos de Influenza A e VSR apresentam queda na maior parte do país, diz Fiocruz]
Saúde

Casos de Influenza A e VSR apresentam queda na maior parte do país, diz Fiocruz

06 de Agosto de 2025

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Brasil gera mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2025]
Brasil

Brasil gera mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2025

06 de Agosto de 2025

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

[Uesb abre vestibular 2026 com 998 vagas distribuídas em 47 cursos]
Educação

Uesb abre vestibular 2026 com 998 vagas distribuídas em 47 cursos

06 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / UESB

[Gominho desmente boatos sobre suposta herança milionária deixada por Preta Gil]
Fofoca

Gominho desmente boatos sobre suposta herança milionária deixada por Preta Gil

06 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução

[Bahia segue fora da lista de estados que oferecem fototerapia para tratar vitiligo no SUS]
Saúde

Bahia segue fora da lista de estados que oferecem fototerapia para tratar vitiligo no SUS

05 de Agosto de 2025

Foto: EBC/Agência Brasil

[Bahia receberá 37 novos peritos médicos para reforçar atendimento nas agências do INSS]
Saúde

Bahia receberá 37 novos peritos médicos para reforçar atendimento nas agências do INSS

05 de Agosto de 2025

Foto: Arquivo Agência Brasil