Suíca repudia morte de jovem entregador de quentinha durante ação da PM em Santa Cruz
10 de Novembro de 2021 - Redação Pernambués agora
                  O vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) manifestou repúdio pela morte do entregador de quentinha, Ítalo Menezes de Almeida, 21 anos, morador do bairro da Santa Cruz, ocorrido no dia em que se comemora o Dia da Favela, 4 de novembro
Em seu discurso, durante sessão plenária da Câmara, o edil petista criticou duramente as ações truculentas “por parte de um sistema que deveria garantir segurança dentro das comunidades e não o genocídio de jovens negros”.
“Ao invés de um dia de comemoração tivemos que presenciar o assassinato de um jovem de 21 anos, que estava em busca da sua melhora de vida. Morte essa feita pela mão de uma parte da polícia - que utiliza desse aparato estadual para abusar do poder público. Nessa mesma semana vimos uma mãe ser agredida por dois policiais com seus filhos nos braços em Minas Gerais. Da mesma forma que nos comovemos com a morte trágica de Marília Mendonça, precisamos nos comover com a morte de todos os jovens da favela que sofrem diariamente na mão de um poder público que não os vê como parte da população”, frisa o parlamentar.
Conforme publicação do portal g1, Ítalo fazia entrega de comidas na localidade do Bariri, quando houve um tiroteio. Segundo testemunhas, os policiais militares já chegaram atirando na Rua Nova República, e um desses tiros atingiu o jovem. Quando viu os policiais, Ítalo tentou se proteger, já ferido, em um mercadinho. Os policiais o seguiram e o retiraram do estabelecimento à força. Câmeras de segurança do local registraram a ação. As imagens mostram Ítalo tentando se abrigar atrás de um homem no caixa, para evitar ser levado pelos policiais. Testemunhas contaram ainda que ele pediu para que chamassem a mãe dele.
Outro caso na região foi de Marcos Vinícius Cidreira, também de 21 anos, que saiu de casa pela manhã para comprar pão, em 24 de abril de 2020, quando foi atingido por uma bala perdida, que teria sido disparada por um policial militar em operação, conforme publicação do Correio. Ferido, ele foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE) e morreu na unidade de saúde. O rapaz, que trabalhava como entregador de lanches e também era músico, tinha se mudado há pouco tempo e deixa uma esposa e um filho com poucos meses de nascido. Vizinhos da vítima negam que tenha ocorrido confronto policial pela manhã e garantem que a única troca de tiros no local ocorreu à tarde, e resultou na morte de um rapaz de prenome Diogo.
 
Foto: Reprodução Ascom do Vereador Luiz Carlos Suíca
Comentários
Outras Notícias
                      Brasil alcança feito histórico e encerra Mundial de Taekwondo em 3º lugar no quadro geral
31 de Outubro de 2025Foto: Wander Roberto/COB
                      Thiago Couto assume o gol do Vitória e encara desafio após lesão de Lucas Arcanjo
31 de Outubro de 2025Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias
                      Suíca desmente boato de greve na limpeza urbana de Salvador
31 de Outubro de 2025Foto: Reprodução/Internet
                      INSS alerta: 4 milhões de beneficiários precisam fazer prova de vida
29 de Outubro de 2025Foto: Agência GOV
                      Bahia ocupa 3º lugar no país em diversidade de povos indígenas, mostra Censo 2022
29 de Outubro de 2025Foto: Ilustrativa / FreePik
                      Projeto quer deixar a CNH mais rápida e até 67% mais barata na Bahia
29 de Outubro de 2025Foto: Ilustrativa / FreePik
Vídeos
            Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
            Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023