Denúncia

Árvore causa pânico aos moradores do Engenho velho da Federação

27 de Setembro de 2019 - Redação Pernambués agora
[Árvore causa pânico aos moradores do Engenho velho da Federação ]

Um dos líderes comunitários já acionou a SEMAN

Por Evilasio Sacramento

Uma árvore, popularmente conhecida como “mangueira”, vem causando pânico à quem transita na Ladeira Manoel Bogum, no Engenho Velho da Federação. Sua raiz fica dentro de um dos terreiros mais famosos de Salvador, o ‘Bogum’. Segundo Edmilson Sales, um dos líderes comunitários do bairro, a árvore tem em média de 15 anos e precisa ser removida porque está cheia de cupim. Sua altura é equivalente a um prédio de cinco andares. Quando chove, o medo é ainda maior. 
“A árvore vem colocando em risco, não só o terreiro que está para ser tombado pelo iPhan, como a comunidade. Ela vem apresentando cupins, galhos secos e quando chove, ficamos com medo”, disse.
O candomblé é uma religião que cultua a natureza, mas para preservar a vida dos adeptos da religião e da comunidade, o terreiro deseja que a árvore seja retirada e informa que vai implantar outra no local, que cresça menos e não cause riscos a comunidade. 
“Como nós do candomblé respeitamos e cultuamos a natureza, antes de cortar, iremos fazer todo processo se for necessário, para que não haja conflito e no lugar dela, implantaremos outra árvore que seja menos perigoso e que tenha o mesmo objetivo”, reiterou Edmilson ao lembrar que recentemente uma árvore caiu no Terreiro Alaketu e acabou levando uma pessoa à óbito. 
O líder informou que acionou a SEMAN (Secretaria de Manutenção) por via de ofício e procurou o auxílio do vereador Suíca (PT) que atua na comunidade.

Comentários

Outras Notícias