Cultura

Museu de Ciência e Tecnologia será inaugurado em Camaçari

28 de Junho de 2011 - Piatã

A Cidade do Saber inaugura, nesta quarta-feira (29/06) às 17h, o Unica – Universo da Criança e do Adolescente, um museu de ciência e tecnologia.

A Cidade do Saber inaugura, nesta quarta-feira (29/06) às 17h, o Unica – Universo da Criança e do Adolescente, um museu de ciência e tecnologia.

  Autoridades, professores, jornalistas e representantes da comunidade científica já foram convidados para o evento.

Instalado no segundo andar da CDS, o Museu ocupa uma área de 300m2, onde estão abrigados cerca de 40 diferentes experimentos, divididos pelos setores de Eletricidade e Magnetismo; Óptica e Ondas, e Mecânica e Energia; além de mais de 50 jogos matemáticos e quadros ilusão de óptica.

Patrocinado pela Braskem, o Unica agrega a mágica combinação entre conhecimento e brincadeira, mostrando que é possível aliar dois elementos aparentemente distantes, gerando um ideal de aprendizado: aquele que é adquirido com prazer.

Mesmo antes da inauguração oficial, o espaço já recebe, em caráter experimental, a visita de grupos escolares da região Metropolitana de Salvador e, desde maio deste ano, integra o Programa de Iniciação Científica da Secretaria de Educação de Camaçari (Seduc).

O Museu tem capacidade de atendimento de 45 alunos por turno.

A estimativa é de que, no segundo semestre deste ano, sejam registradas sete mil visitas.

Destas, cerca de quatro mil são de alunos da oitava série/nono ano das escolas municipais de Camaçari através do Programa de Iniciação Científica, da Seduc em parceria com a Cidade do Saber.

Os grupos de escolas de todo a Região Metropolitana de Salvador e de outras partes do estado poderão, também, agendar as suas visitas por meio do telefone 3644-1631 ramal 230 e adquirir os passaportes a R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).

O Universo da Criança e do Adolescente, na Cidade do Saber (CDS) é, na Bahia, o único espaço em que os segredos da ciência são desvendados de forma tão interativa e atrativa, com foco no público infanto-juvenil, direcionado para a promoção e democratização do acesso à cultura científica.

* Release

Comentários

Outras Notícias

[Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco]
Saúde

Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco

03 de Novembro de 2026

Foto: João Risi / MS

[ Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz]
Política

Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz

03 de Novembro de 2026

Fotos: Câmara Municipal de Salvador

[Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5]
Esportes

Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5

03 de Novembro de 2026

Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias

[Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba]
Esportes

Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba

03 de Novembro de 2026

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]
Artigos

Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana

31 de Outubro de 2026

Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto

[ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]
Bahia

Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA

31 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Gov-BA