Pão alemão
08 de Junho de 2011 - PiatãINGREDIENTES15g de fermento fresco20g de açúcar (1 colher de sopa)50g de manteiga sem sal250ml de leite1 ovo10g de sal (½ colher de sopa)500g de farinha de trigo500ml de leiteRequeijão temperado:1 cabeça de alho1 copo de requeijão cremoso2 colheres (sopa) de conhaqueSalsinha picada a gosto MODO DE
INGREDIENTES 15g de fermento fresco 20g de açúcar (1 colher de sopa) 50g de manteiga sem sal 250ml de leite 1 ovo 10g de sal (½ colher de sopa) 500g de farinha de trigo 500ml de leite Requeijão temperado: 1 cabeça de alho 1 copo de requeijão cremoso 2 colheres (sopa) de conhaque Salsinha picada a gosto MODO DE PREPARO Numa tigela coloque fermento fresco e açúcar e misture bem até dissolver o fermento.Adicione manteiga sem sal, 250ml de leite, ovo e sal e misture.
Acrescente farinha de trigo, misture e transfira para uma superfície lisa enfarinhada.
Trabalhe a massa nesta superfície até que desgrude das mãos.
Cubra a massa com um pano e deixe descansar por cerca de 30 minutos.
Com as mãos pegue 20 porções de massa e faça bolinhas.
Unte uma panela funda com 24cm de diâmetro com manteiga, forre-a com papel alumínio e unte também este papel alumínio com manteiga.
Vá colocando as bolinhas de massa no fundo da panela, uma ao lado da outra, começando pelo centro da panela até preencher quase todo o fundo da panela.
Não encoste as bolinhas na lateral da panela, deixe uma borda de 2cm.
Tampe bem a panela e deixe as bolinhas descansarem por cerca de 30 minutos ou até dobrar de tamanho.
Depois das bolinhas crescidas, despeje 500ml de leite na panela e leve ao fogo baixo (ainda com a panela tampada) por cerca de 25 minutos ou até o leite secar.
Retire os pães da panela e sirva a seguir.
Obs.
: evite utilizar uma tampa reta, pois quando o leite começa a ferver as bolinhas sobem e tendem a encostar na tampa.
Se isso acontecer as bolinhas murcham.
Uma opção é cobrir bem a panela com papel alumínio deixando uma folga para as bolinhas subirem (espaço para cima).
Dica: sirva com requeijão temperado ou pincele manteiga derretida nos pães cozidos e polvilhe parmesão ralado.
Pode também ser servido como pão doce, com recheio de creme de confeiteiro, doce de leite ou geleia.
Requeijão temperado: Em uma assadeira coloque a cabeça de alho embrulhada no papel alumínio (bem fechadinho) e leve para o forno por 1 hora.
Depois deste tempo, esprema (nas mãos ou em um espremedor de batatas) até formar um purê de alho separado das cascas.
Em uma tigela misture este purê de alho com o requeijão cremoso, o conhaque e salsinha.
Sirva a seguir.
*Fonte: Mais Você
Comentários
Outras Notícias
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023