Brasil registra uma gravidez adolescente a cada 23 jovens por ano, aponta estudo
24 de Julho de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: TV Brasil
Entre 2020 e 2022, mais de um milhão de adolescentes brasileiras entre 15 e 19 anos se tornaram mães, segundo levantamento do Centro Internacional de Equidade em Saúde da UFPel. A pesquisa, divulgada pela Agência Brasil, revela que a taxa de fecundidade entre jovens dessa faixa etária é de 43,6 nascimentos por mil — número alarmante para um país de renda média.
O cenário se agrava ao considerar meninas entre 10 e 14 anos: em dois anos, mais de 49 mil gestações foram registradas nessa faixa etária, em que qualquer relação sexual é legalmente classificada como estupro de vulnerável.
Os dados indicam disparidades regionais intensas. O Norte do Brasil apresenta as maiores taxas, chegando a 77,1 por mil adolescentes, enquanto o Sul registra 35 por mil. Em contraste, países como China, Rússia e Índia apresentam índices abaixo de 17 por mil.
A pesquisa aponta que os maiores índices estão concentrados em municípios com piores indicadores sociais, como baixa renda, analfabetismo e carência de infraestrutura. Segundo o epidemiologista Aluísio Barros, coordenador do estudo, a maternidade precoce é reflexo direto de um contexto de vulnerabilidade e falta de oportunidades.
“Não se trata de uma escolha, mas de um resultado das desigualdades sociais. Precisamos de políticas públicas urgentes que ataquem as causas estruturais do problema”, afirmou.
Comentários
Outras Notícias
Trabalhadores de limpeza urbana param as atividades nesta sexta para cobrar reconhecimento da profissão
14 de Maio de 2026A direção do SindilimpBA tem realizado assembleias com os trabalhadores e trabalhadoras para tratar da regulamentação dos garis e margaridas.
Bahia aparece entre os estados com mais multas por descumprimento da Lei de Cotas para PCDs
14 de Maio de 2026Foto: Agência Brasil / Arquivo
Ancelotti mantém Thiago Silva no radar da Seleção e condiciona Neymar à parte física
14 de Maio de 2026Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Hugo Motta avança em acordo com Lula para votação do fim da escala 6x1
14 de Maio de 2026Foto: José Cruz/Agência Brasil
Bruno Reis pede diálogo entre rodoviários e empresários para evitar greve em Salvador
14 de Maio de 2026Foto: Bruno Concha
Léo Santana e Lore Improta acompanham obras de novos leitos de UTI nas Obras Irmã Dulce
13 de Maio de 2026Foto: Reprodução/Instagram loreimprota
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023