Brasil

Polícia Federal suspende confecção de passaportes por falta de verba

21 de Novembro de 2022 - Redação Pernambués agora
[Polícia Federal suspende confecção de passaportes por falta de verba]

Ainda não se sabe quando o serviço voltará a ser oferecido. Receberão o documento aqueles que foram atendidos até esta sexta. Os outros serviços oferecidos pela PF não serão suspensos.

Foto: Agência Brasil

De acordo com comunicado emitido na última sexta-feira (18) pela Polícia Federal (PF), a partir deste sábado (19), estará suspensa a confecção de novos passaportes brasileiros por falta de verbas. "A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem", informou a nota.

Ainda não se sabe quando o serviço voltará a ser oferecido. Receberão o documento aqueles que foram atendidos até esta sexta. Os outros serviços oferecidos pela PF não serão suspensos.

"O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente. No entanto, não há previsão para entrega do passaporte solicitado enquanto não for normalizada a situação orçamentária", informou a PF.

De acordo com a corporação, cerca de 10 mil passaportes são emitidos por dia, ao valor de R$ 257,25 cada. No caso dos documentos solicitados com urgência, o custo é de R$ 334,42. Se o requerente não apresentar o documento vencido e se ele tiver requerido seu primeiro passarporte, a taxa paga pode aumentar.

Em junho deste ano, o Governo Federal apresentou um novo modelo de passaporte, com o objetivo de tornar o documento mais seguro contra fraudes. Em setembro, o modelo atualizado passou a ser produzido, após o bicentenário da Independência do Brasil.

A última vez que o documento havia sofrido uma grande alteração foi em 2015, quando passou a ter um chip e prazo de validade ampliado para dez anos.

Comentários

Outras Notícias