Polícia Federal suspende confecção de passaportes por falta de verba
21 de Novembro de 2022 - Redação Pernambués agora
Ainda não se sabe quando o serviço voltará a ser oferecido. Receberão o documento aqueles que foram atendidos até esta sexta. Os outros serviços oferecidos pela PF não serão suspensos.
Foto: Agência Brasil
De acordo com comunicado emitido na última sexta-feira (18) pela Polícia Federal (PF), a partir deste sábado (19), estará suspensa a confecção de novos passaportes brasileiros por falta de verbas. "A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem", informou a nota.
Ainda não se sabe quando o serviço voltará a ser oferecido. Receberão o documento aqueles que foram atendidos até esta sexta. Os outros serviços oferecidos pela PF não serão suspensos.
"O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente. No entanto, não há previsão para entrega do passaporte solicitado enquanto não for normalizada a situação orçamentária", informou a PF.
De acordo com a corporação, cerca de 10 mil passaportes são emitidos por dia, ao valor de R$ 257,25 cada. No caso dos documentos solicitados com urgência, o custo é de R$ 334,42. Se o requerente não apresentar o documento vencido e se ele tiver requerido seu primeiro passarporte, a taxa paga pode aumentar.
Em junho deste ano, o Governo Federal apresentou um novo modelo de passaporte, com o objetivo de tornar o documento mais seguro contra fraudes. Em setembro, o modelo atualizado passou a ser produzido, após o bicentenário da Independência do Brasil.
A última vez que o documento havia sofrido uma grande alteração foi em 2015, quando passou a ter um chip e prazo de validade ampliado para dez anos.
Comentários
Outras Notícias
STF julga em fevereiro acusados pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes
11 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Atitude de Sol Vega gera revolta e público pede expulsão no BBB 26
11 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução/TV Globo
Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal Indígena com sede em Brasília
11 de Fevereiro de 2026Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Vitória perde para o Flamengo no Barradão após pênalti desperdiçado e retorno de Marinho
11 de Fevereiro de 2026Foto: Mauricia da Matta/Bahia Notícias
Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio
09 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / TV Record
Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador
09 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023