Bahia

Cantor Jau acusa restaurante de racismo e registra queixa; estabelecimento diz ter código de vestimentas

03 de Dezembro de 2021 - Pernambués Agora com informações Bahia Notícias/ Bnews e g1
[Cantor Jau acusa restaurante de racismo e registra queixa; estabelecimento diz ter código de vestimentas]

Após ser barrado em restaurante, localizado na Barra, em Salvador na última quinta-feira (2), o cantor e compositor Jau registrou queixa de racismo na 14ª DP, da região, nesta sexta-feira (3)

De acordo com o jornal Balanço Geral BA, da TV Itapoan, o cantor chegou ao local acompanhado da esposa, da equipe que tentou entrar no restaurante, e de seus advogados. Jau foi ouvido pela delegada Mariana Ouais Tebaldi.

O caso repercutiu quando cantor gravou um vídeo para denunciar que foi vítima de racismo. Segundo o artista, ele e sua equipe foram impedidos de entrar no Sette Restaurante.

“Gente, com toda humildade do planeta terra, eu acho que um cidadão vestido dessa forma pode entrar em qualquer ambiente, independentemente da cor dele, ele vestido dessa forma só pode ser barrado no ambiente se houver algum problema racial, ou se houver algum problema de índole, ou se houver algum problema com essa pessoa, que não é meu caso, eu ainda sou artista da terra. E eu fui no restaurante Sette, fui barrado, impedido de entrar porque estava vestido assim”, inicia o cantor.

“Não era a indumentária, faltava-me talvez olhos azuis e cabelos louros, não os tenho, não culpo que os tem, não os quero ter, mas preciso da minha liberdade de ir e vir e hoje o restaurante Sette foi preconceituoso comigo e minha equipe não deixando a gente adentrar ao espaço. Não é um lugar democrático, não é um lugar frequentável, é um lugar racista”, diz Jau.

Nota do restaurante
O Restaurante Sette, se pronunciou sobre as acusações feitas pelo artista nas redes sociais. Em nota oficial enviada à mídia, o estabelecimento afirmou que a situação não aconteceu com o músico, mas sim com o acompanhante dele, que estava fora do ‘dress code’ do restaurante. O restaurante afirma que há imagens da câmera de segurança que comprovam o fato.

Na web, é informado que não é permitido entrar no espaço utilizando bermuda, roupas de banho, regata, chinelos e nem boné. A mesma regra é informada na entrada no restaurante por meio de um aviso na porta.

"Ocorre que, vale esclarecer que o segurança da casa informou ao acompanhante de Jau que o restaurante adota um código de vestimenta formal, inclusive mostrando placa afixada na porta do estabelecimento. Em imagens capturadas pelas câmeras de segurança do Sette, vê-se claramente que o acompanhante do cantor não estava usando vestimentas de acordo com o dress code estabelecido (usava bermuda), motivo este que levou o segurança a informá-lo da necessidade de adequação para acesso ao local". 

Ainda segundo a nota, o restaurante reforça que repudia qualquer tipo de atitude racista e que seus funcionários não praticaram nenhum ato contra o cantor.

"O Sette Restaurante esclarece que abomina qualquer ato racista ou discriminatória, prezando por sua conduta democrática e inclusiva, e reforça que apenas existe um dress code para ingresso na casa".

Link: https://www.instagram.com/tv/CXBEQDRlAwl/?utm_medium=copy_link

Comentários

Outras Notícias

[Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS]
Saúde

Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS

15 de Julho de 2025

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

[Djamila Ribeiro participa de roda de conversa gratuita em Salvador no Dia da Mulher Negra Latino-Caribenha]
Bahia

Djamila Ribeiro participa de roda de conversa gratuita em Salvador no Dia da Mulher Negra Latino-Caribenha

15 de Julho de 2025

Fotos: Divulgação | Reprodução / Instagram

[Maíra Azevedo estreia solo cômico sobre os dilemas da mulher moderna em Salvador]
Bahia

Maíra Azevedo estreia solo cômico sobre os dilemas da mulher moderna em Salvador

15 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Instagram

[SSP ativa centro de monitoramento para acompanhar operação contra o crime organizado]
Justiça

SSP ativa centro de monitoramento para acompanhar operação contra o crime organizado

15 de Julho de 2025

Foto: Divulgação

[Projeto beneficente de Davi Brito é alvo de denúncia por suspeita de fraude]
Justiça

Projeto beneficente de Davi Brito é alvo de denúncia por suspeita de fraude

14 de Julho de 2025

Foto: Instagram

[Haddad critica sobretaxas dos EUA e acusa família Bolsonaro de atuar contra o país]
Política

Haddad critica sobretaxas dos EUA e acusa família Bolsonaro de atuar contra o país

14 de Julho de 2025

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil