Bahia

Ponte Salvador-Itaparica pode levar o nome “Maria Felipa”

11 de Novembro de 2021 - Redação Pernambués agora
[Ponte Salvador-Itaparica pode levar o nome “Maria Felipa”]

A Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, da Câmara de Vereadores de Salvador, indicou ao governo do estado a denominação ponte Salvador-Itaparica de “Maria Felipa”

A indicação é em homenagem a uma das principais lideranças femininas na vitória sobre Portugal pela Independência do Brasil.

Conforme publicação da coluna O Tempo Presente, do Jornal A Tarde, o projeto visa praticar justiça reparadora ao fortalecer a memória da guerreira de raiz africana, reconhecida por historiadoras como a mulher capaz de organizar batalhões de outras moradoras da ilha de Itaparica para atacar os portugueses.

“Este projeto é de suma importância tendo em vista a necessidade de valorização dos heróis e heroínas nacionais, das lutas abolicionistas, da história e da representatividade do povo negro, dando ênfase à participação feminina, que geralmente sofre tentativa de apagamento”, explica a vereadora Marta Rodrigues, autora do projeto.

Entre as estratégias de mobilização, como não dispunham de armas convencionais, as itapariquenses teriam utilizado-se de folhas de plantas de efeito incômodo, como cansanção, com as quais surraram os “gajos”, depois de atraí-los em locais ermos.

A resistência proporcionada pelas ações de Maria Felipa e suas companheiras de luta vem sendo atualizada no Brasil contemporâneo devido à necessidade de repudiar a misoginia e o racismo praticados ilegalmente inclusive por autoridades federais.

A reivindicação pelo reconhecimento da importância da marisqueira e pescadora Maria Felipa de Oliveira partiu da Coordenação Nacional de Entidades Negras, entre outros movimentos sociais.

 

Foto: Reprodução

Comentários

Outras Notícias