Drive Thru PT Solidário: vereador Suíca participa de ação para arrecadar alimentos
19 de Abril de 2021 - Redação Pernambués agora
A arrecadação PT Solidário, que ocorre em nível nacional, já soma mais de duas toneladas de alimentos em Salvador.
O vereador e presidente da Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador, Luiz Carlos Suíca e a vereadora Marta Rodrigues, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Democracia, ambos do PT, participaram no último sábado (17/04) da ação solidária promovida pela legenda para combater a fome com a arrecadação de alimentos para entidades e movimentos sociais.
A arrecadação PT Solidário, que ocorre em nível nacional, já soma mais de duas toneladas de alimentos em Salvador. Na atividade beneficente a doação em formato drive thru aconteceu no Largo de Santana, no bairro do Rio Vermelho, seguindo os protocolos de distanciamento e higienização.
As ações do PT Solidário na capital baiana estão sendo conduzidas pelo diretório municipal do partido e se estenderão em diversos pontos de Salvador, com divulgação através das redes sociais.
Para o vereador Suíca (PT), o momento mais do que nunca é de luta e solidariedade. Ele destacou que a ação do PT Solidário, além da arrecadação de alimentos, tem como princípios fundamentais pedir que o auxílio emergencial seja de R$ 600 até o fim da pandemia e cobrar agilidade na vacinação.
“Combater a fome sempre foi a principal luta de nosso presidente Lula e do PT ao longo de sua trajetória. Vimos o país dar um salto de desenvolvimento social, saindo do Mapa da Fome da ONU, mas, por causa de um governo genocida e dos desmontes em políticas públicas nos últimos anos, estamos retrocedendo a passos largos”, reforçou o vereador.
“Uma cesta básica atualmente está em média R$ 470. Este auxílio proposto pelo governo federal de R$ 150 é um vexame mundial, é um projeto de morte, e infelizmente não vai ajudar a sairmos deste cenário desolador”, pontou Suíca.
Já para Marta o lema é providenciar alimento para quem tem fome. "Nosso lema é que enquanto houver fome, haverá solidariedade. A pandemia, a crise econômica e o desemprego deram um salto alarmante no número de pessoas em situação de fome, que já atinge 19 milhões de brasileiros. A ação PT Solidário tem sido construída com as entidades e movimentos sociais. “Necessário que a sociedade participe das ações de doações, independentemente de posições políticas, pois o povo passa fome”, destacou Marta.
Para o presidente do PT municipal, Ademário Costa, a ação é uma forma de dar esperança a milhares de brasileiros que estão sem comida na mesa em plena pandemia. “Pela primeira vez, depois de 17 anos, metade da população não sabe o que vai comer e se comerá. É muito triste ver esse cenário de fome retornar ao Brasil depois do país sair do Mapa da Fome nos governos petistas. Portanto, convocamos toda a militância e sociedade a participarem deste ato de solidariedade que vai continuar na capital”, destacou o dirigente.
Os locais de entrega, chamados Pontos de Esperança, foram espalhados em diversos bairros desde a última terça-feira (13). Nesta primeira parte da campanha, as primeiras toneladas de alimento serão destinadas a sete entidades solidárias que farão a distribuição para as famílias carentes de diversos bairros da cidade.
Entre as primeiras estão o Grupo São Francisco de Assis, em Periperi; o Grupo étnico Cultural da Bahia, no Bairro da Paz; o Projeto Quarentena Sem Fome, no Subúrbio e Pernambués; a União de Moradores de São Caetano e Fazenda Grande do Retiro; o Coletivo das Vozes Pretas, no Calabetão e Mata Escura; e o projeto Afrobogum, no Engenho Velho da Federação.
Campanha PT Solidário
A Campanha PT Solidário arrecadou cestas básicas em todo Brasil, marcando o dia nacional da Solidariedade Petista, para ajudar os mais de 55% dos lares brasileiros, cerca de 116,8 milhões de pessoas, que convivem com algum grau de insegurança alimentar desde 2020.
O combate à fome sempre foi prioridade em todas as gestões do PT e foi em 2013, no governo Lula, que o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU. A partir de 2016, após o golpe que tirou a presidenta Dilma Rousseff da presidência, o Brasil voltou a registrar números crescestes de fome entre a população mais carente. E a situação só se agravou no Governo Bolsonaro e a sua condução caótica no enfrentamento à pandemia, levando milhares de pessoas ao desemprego e sem auxílio emergencial de 600 reais.
..jpg)
Comentários
Outras Notícias
Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica
26 de Junho de 2026Projeto da Ponte Salvador-Itaparica [Imagem_Divulgação]
Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal
26 de Junho de 2026Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS
26 de Junho de 2026Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes
26 de Junho de 2026Foto: José Cruz/Agência Brasil
Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia
26 de Junho de 2026Foto: Divulgação Procon-BA
Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador
25 de Junho de 2026Estação Calçada VLT. Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023