Bahia

Bahia amanhece com mais de 400 pessoas à espera de UTI: 'Rolo compressor', diz subsecretária

18 de Março de 2021 - G1
[Bahia amanhece com mais de 400 pessoas à espera de UTI: 'Rolo compressor', diz subsecretária]

A situação foi denominada por ela como um "rolo compressor"

A Bahia amanheceu nesta quinta-feira (18) com 435 pessoas que esperavam por regulação para leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) com Covid-19, segundo informações da subsecretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim.  

“Hoje amanhecemos com 435 pessoas na fila. É um rolo compressor, a gente fala que estamos enxugando gelo, porque é muita gente procurando serviço de saúde e eles estão corretos, precisam buscar. Quanto mais precoce a gente conseguir cuidar dessas pessoas melhor, mas o número de leitos, por mais que estejamos abrindo mais leitos, já chegamos a mais de 3.200 leitos entre UTIs e clínicos, mais de três mil leitos de UTI, fora os 36 leitos de UTI pediátrico. Está difícil, momento muito crítico”, disse a subsecretária. 

De acordo com Tereza Paim, os pacientes esperavam entre 12 e 18 horas por regulação na primeira onda. Agora, a espera triplicou, e tem pacientes que aguardam entre 36 e 48 horas por atendimento. 

“Na 1ª onda, eles esperavam mais ou menos 12 horas, no máximo 18 e todos estavam acomodados nos leitos específicos. Hoje a gente ultrapassa 36, 48 horas muitas vezes”. 

A subsecretária de Saúde da Bahia afirma que muitos dos médicos e enfermeiros que trabalham diretamente no enfrentamento à Covid-19 estão cansados, mas conseguem se manter diante do grande desafio de salvar vidas. 

“As pessoas estão a um ano associado a isso. Deixamos ainda Unidades de Terapia Intensiva não covid, são especialistas de UTI intensivistas, terapeutas intensivistas, estão realmente todos exaustos, mas eles estão conseguindo se manter”, disse Tereza Paim. 

Tereza Paim acredita que a vacinação dos profissionais da saúde tem ajudado a manter os leitos funcionando, já que o número de médicos infectados está em queda. 

“Hoje a grande oportunidade que a gente tem é de que depois da vacinação desses trabalhadores de saúde de enfrentamento a Covid-19, eles têm adoecidos menos, então a ausência deles no trabalho por doença especificamente Covid-19 diminui acintosamente”. 

Outra preocupação da subsecretária é a contratação de novos funcionários. Ela afirma que o governo tem procurado especialistas na doença, apesar de entender que a Covid-19 é uma patologia nova. 

“Acho que esse é um grande fator de melhoria e manutenção dos nossos leitos. A gente continua em busca desses profissionais da enfermagem habilitada, da informática habilitada, todos esses são profissionais mais raros e eles estão tendo que se inteirar do processo, habilitar no processo em tempo real, porque a Covid-19 é uma novidade, é uma patologia nova”, contou. 

Comentários

Outras Notícias

[Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo]
Bahia

Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo

03 de Fevereiro de 2026

Foto: Ricardo Stuckert / PR

[Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano]
Política

Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano

03 de Fevereiro de 2026

Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil

[Pesquisa internacional aponta saúde, educação e desemprego como principais desafios da lusofonia]
Mundo

Pesquisa internacional aponta saúde, educação e desemprego como principais desafios da lusofonia

03 de Fevereiro de 2026

Foto: Reprodução / Conhecimento Científico R7

[Carnaval de 2026 deve levar mais de 1,2 milhão de visitantes a Salvador e injetar R$ 2,6 bilhões na economia]
Economia

Carnaval de 2026 deve levar mais de 1,2 milhão de visitantes a Salvador e injetar R$ 2,6 bilhões na economia

03 de Fevereiro de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

[Casos de diabetes crescem 135% no Brasil em 18 anos, aponta Ministério da Saúde]
Saúde

Casos de diabetes crescem 135% no Brasil em 18 anos, aponta Ministério da Saúde

30 de Janeiro de 2026

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

[Concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans abrem inscrições para o Carnaval 2026]
Bahia

Concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans abrem inscrições para o Carnaval 2026

30 de Janeiro de 2026

Fotos: Joka Gueiros / Secom PMS