Bahia

Cuscuz se torna Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco

20 de Dezembro de 2020 - Redação Pernambués agora
[Cuscuz se torna Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco]

Governador Rui Costa celebra decisão: “Aqui no Nordeste a gente já sabia disso há bastante tempo”

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) declarou, na última quarta-feira (19) o cuscuz como Patrimônio Imaterial da Humanidade. De acordo com o Comitê de Patrimônio, a determinação não diz respeito apenas ao prato, mas também aos saberes e práticas da produção e consumo em torno dele. 

“Essa inscrição conjunta de um patrimônio compartilhado ilustra até que ponto o patrimônio cultural imaterial pode ser um assunto sobre o qual os Estados se reúnem e cooperam (...) aproximando-os por meio das práticas e saberes que têm em comum”, declarou a Unesco durante videoconferência. 

A patente do cuscuz foi requisitada conjuntamente entre Argélia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia. “O cuscuz é muito mais que um prato, é um momento, memórias, tradições, gestos que se transmitem de geração em geração”, argumentaram os países sobre o prato. 

Neste domingo (20), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), comemorou a conquista da patente da iguaria tipicamente nordestina. Por meio das redes sociais, o petista compartilhou a imagem do prato e escreveu: “Aqui no Nordeste a gente já sabia disso há bastante tempo!” Rui ainda aproveitou para dizer como prefere que a iguaria seja preparada para sua família. “Aqui em casa a gente coloca com um ovo frito ou manteiga... E vocês?”, publicou.

Comentários

Outras Notícias