Associação de Moradores Quilimbo Nova Constituinte pede ações no combate ao Aedes aegypti para o bairro
29 de Julho de 2020 - Redação Pernambués agora
A Associação Quilombo solicita novamente carro de fumacê na comunidade, como forma de combate ao mosquito Aedes aegypti
“Solicitamos o carro fumacê de novo, há um tempo atrás em parceria com o a Unidade de Saúde Nova Constituinte, que tem como gerente a pessoa, Verusca, fizemos esse trabalho. Analisando as reclamações de moradores que foram picados pelo mosquito, e com o aumento de casos que chegam a nós, estamos pedindo novamente o carro fumacê e também a colaboração do Movimento Solidário Pernambués, que tem realizando um trabalho fundamental no combate a infestação em alguns bairros, convidamos o Movimento para visitar a Nova Constituinte para nos ajudar com mais essa.”, esclarece Carlos Souza Coordenador da Associação.
IMPORTANCIA NO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
O combate ao mosquito Aedes aegypti continua em Salvador. Quem abraçou essa ideia e tem realizado o combate em alguns bairros, é o Movimento Solidário Pernambués. A Secretaria de Saúde da capital, libera o carro ‘Fumacê’, porém, o que se percebe pela quantidade de queixas, é que não está sendo suficiente para as demandas da cidade.
O Movimento Solidário Pernambués em parceria com amigos, e parceiros tem realizado essa dedetização manualmente, usando com bombas de disseminação e passam nas ruas, aplicando em córregos, entulhos, locais possíveis de foco do mosquito.
As fêmeas do Aedes buscam o repasto do sangue (momento em que o mosquito tem contato com o sangue humano), devido à mudança de clima.
Além da dengue, o Aedes aegypti também transmite a febre chikungunya, o zika vírus e a febre amarela. De acordo com informações da secretária de saúde e de vigilância, quando as viaturas passarem na rua, é viável que portas, janelas e portões estejam abertos, para que o produto possa realmente adentrar e eliminar os mosquitos.
O Ministério da Saúde convoca a população brasileira a continuar, de forma permanente, com a mobilização nacional pelo combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré, o Aedes Aegypti.
O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023