Suíca promete continuar lutando em prol dos albinos em evento da ONU
04 de Novembro de 2019 - Redação Pernambués agora
A ONU (Organização das Nações Unidas), realizou um seminário com o tema Exercício dos Direitos Humanos pelas pessoas com Albinismo, na última sexta-feira (01), na Faculdade de Tecnologia e Ciência, no Comércio
Por Evilasio Sacramento
No local, Senhorita Ik Erlo - especialista independente das Nações Unidas para o albinismo; Maria Helena Machado - diretora executiva da APALBA; Padre Renato - Presidente do Concelho Estadual dos Direitos para Pessoas com Deficiência; Antonio Carlos Prazeres - presidente do conselho municipal dos direitos da pessoa com deficiência e o vereador Luíz Carlos Suíca (PT), falou sobre as lutas e conquistas do povo albino.
Suíca, autor da lei n° 9474/2019, que prioriza os albinos na marcação de consultas em dermatologia e oftalmologia no Sistema Único de Saúde (PT), ressaltou a importância desta conquista no município de Salvador e informou que pretende levar o projeto para os representantes estaduais para que ele possa ser ampliado. “Conquistamos isso na CMS, houve apenas uma correção em uma emenda, mas todos nós saímos vitoriosos em aprovar um projeto de tamanha importância”, disse. O edil petista ainda informou que vai continuar trabalhando em prol das minorias- negros, periféricos, lgbt etc e solicitou que a ONU faça eventos para beneficiar a esses que precisam.
O albinismo é um distúrbio congênito caracterizado pela ausência completa ou parcial de pigmento na pele, cabelos e olhos, devido à ausência ou defeito de uma enzima envolvida na produção de melanina.
Pessoas com esse problema apresentam a ausência de pigmentação e, dependendo do grau, alterações até mesmo na cor dos olhos e dos cabelos.
O albinismo é causado por uma mutação genética. Diversos genes podem estar envolvidos nas causas da doença, cada um destes fornece instruções específicas para a produção de várias proteínas envolvidas na produção de melanina.
A melanina é produzida por células chamadas melanócitos, que são encontradas na pele, no cabelo e nos olhos. A mutação genética pode resultar na ausência total de melanina ou em uma diminuição significativa na quantidade de melanina produzida pelo corpo, levando aos sinais e sintomas clássicos do albinismo.
O albinismo também costuma levar ao surgimento de sinais e sintomas diretamente relacionados à visão, como o movimento rápido e involuntário dos olhos, estrabismo, miopia, hipermiopia, fotofobia, astigmatismo, visão turva e, muitas vezes, pode levar até mesmo à cegueira.
Independentemente da mutação genética, a deficiência visual é uma característica recorrente de todos os tipos de albinismo. Esses prejuízos são causados pelo desenvolvimento irregular das vias que ligam o nervo óptico do olho ao cérebro e pelo desenvolvimento anormal da retina.
Pessoas com Albinismo, estão propensas a serem acometidas por doenças dermatológicas e oftalmológicas com mais facilidade, dada a exposição natural ao sol e à luminosidade, o que afeta diretamente sua integridade física. Cabe, portanto, ao Poder Público, adotar medidas a fim de dar maior celeridade no atendimento nas especialidades clínicas que estão diretamente relacionadas à doença.
Comentários
Outras Notícias
Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado
05 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo
05 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão
05 de Fevereiro de 2026Foto: Osvaldo F. / Contrapé
Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu
05 de Fevereiro de 2026Foto: Elói Corrêa / GOVBA
Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo
03 de Fevereiro de 2026Foto: Ricardo Stuckert / PR
Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano
03 de Fevereiro de 2026Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023