Integra sinaliza ‘desequilíbrio econômico-financeiro’ em contrato de ônibus
16 de Janeiro de 2019 - Redação Pernambués agora
Segundo a assessoria da Arsal, dois estudos, que foram feitos pela através da empresa Ernet & Young, já foram finalizados e apresentados ao prefeito ACM Neto
A Associação das Concessionárias do Serviço de Transporte Público de Passageiros por Ônibus Urbanos de Salvador (Integra) divulgou nota, nesta quarta-feira (16), em que cita o “considerável desequilíbrio econômico-financeiro” do contrato.
Conforme a Integra, o desequilíbrio ocorre em detrimento das concessionárias. O comunicado afirma ainda que “por certo, no seu devido tempo”, o contrato, que garante atual tarifa de R$ 3,70, será ajustado. A associação diz se basear em resultados parciais de auditorias.
A tarifa de ônibus na capital baiana ainda não sofreu reajuste em 2019. Inicialmente, a prefeitura chegou a prever o aumento para o dia 2 de janeiro, mas voltou atrás. Segundo o prefeito ACM Neto, o reajuste só deve ser feito quando os empresários se comprometerem com a renovação da frota da cidade.
Auditorias
Desde o início do ano, a Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal) realiza auditorias para ajudar a definir o novo preço da passagem. Uma delas é relacionada ao prejuízo alegado pelo Consórcio Integra, no valor de R$60 milhões.
Segundo a assessoria da Arsal, dois estudos, que foram feitos pela através da empresa Ernet & Young, já foram finalizados e apresentados ao prefeito ACM Neto.
Nota enviada a imprensa da Integra:
Em relação a notícias veiculadas recentemente sobre os resultados das auditorias dos contratos de concessão do Sistema de Transportes Coletivos por Ônibus de Salvador (STCO), a Associação das Concessionárias (INTEGRA) esclarece que o objetivo dessas auditorias é o de certificar os quantitativos mensais de passageiros do sistema e avaliar a execução da concessão desde o início dos contratos.
As empresas consultoras contratadas pelo Município apresentaram, até aqui, apenas relatórios parciais que estão sendo analisados pelas concessionárias. Integra para posterior discussão.
Para a Integra, o material disponibilizado confirma a existência de considerável desequilíbrio econômico-financeiro contratual em detrimento das concessionárias, que, por certo, no seu devido tempo, será ajustado.
Comentários
Outras Notícias
Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio
09 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / TV Record
Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador
09 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Carnaval altera itinerários de ônibus em Salvador; confira as mudanças
09 de Fevereiro de 2026Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Wagner Moura comenta ofensivas bolsonaristas e denúncias de perseguição internacional
09 de Fevereiro de 2026Foto: TV Globo
Neste domingo (8), Pernambués foi tomado pela alegria do Bloquinho da Gente em sua sexta edição
09 de Fevereiro de 2026A iniciativa foi realizada pelo Grupo Alerta Pernambués (GAP), em parceria com Luiz Carlos Suíca, fundador do projeto, e contou com o apoio do Sindilimp e da Aslimp.
Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado
05 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023