Guarda Municipal terá 550 agentes por dia no Festival Virada Salvador
13 de Dezembro de 2018 - Redação Pernambués agora
No Festival Virada Salvador 2019, a Guarda Civil Municipal (GCM) irá atuar com 550 agentes por dia
Os guardas serão responsáveis pela proteção dos equipamentos públicos, ações de prevenção à violência, patrulhamento preventivo e apoio aos órgãos do município. Os agentes atuarão de maneira preventiva, com intuito de evitar atos que atentem contra os bens públicos, servidores e cidadãos que estarão curtindo o festival. Os servidores da corporação receberam diversas capacitações ao longo do ano, inclusive com preparação para grandes eventos, tendo como orientação um trabalho equilibrado e próxima ao cidadão.
Os agentes que estarão nas patrulhas irão trabalhar devidamente identificados com coletes reflexivos e em posse de equipamentos de baixa letalidade, a exemplo das pistolas de condutividade elétricas, tonfas, além de capacetes, seguindo, inclusive, os moldes do Carnaval
No que se refere às ações de prevenção à violência, a Guarda atuará com a distribuição de material informativo com dicas de segurança antes do Réveillon, realizando a distribuição em diversos pontos da cidade: estações de metrô, ônibus, porto de Salvador, hotéis e pousadas, dentre outros. No evento, 60 guardas civis estarão incumbidos de realizar o trabalho de identificação de crianças e devolução de documentos e objetos encontrados na Arena.
Diretor-geral da Guarda Civil, Maurício Lima garante que todos os agentes que estarão capacitados e espera o mesmo desempenho da edição anterior. "Esperamos repetir a atuação do ano passado, de forma firme, equilibrada e que contemple o Festival da Virada como um espaço de muito conforto e muita segurança para o cidadão", afirma.
Balanço - No Festival da Virada de 2018, a Guarda Civil realizou a identificação de 16.267 crianças, a distribuição de 5 mil cartilhas informativas, com dicas de segurança, preservação e conservação do patrimônio público. Quinze crianças que se perderam durante o evento foram resgatadas e devolvidas aos seus responsáveis, além de serem catalogados 797 documentos e pertences pessoais encontrados na Arena, sendo 109 devolvidos durante o evento. Como no ano anterior, a Guarda Civil terá equipes realizando a devolução de documentos perdidos na própria Arena, que poderão ser consultados através do site da corporação.
A Polícia Militar da Bahia ficará responsável pelas revistas nas entradas do evento. Seguindo a linha de trabalho dos anos anteriores, cada órgão de segurança pública ficará responsável por suas atividades, tendo todos como objetivo promover maior tranquilidade e conforto para todos. No festival passado, a Guarda Civil registrou 2.023 atendimentos e 44 ocorrências, sendo considerado um grande sucesso o molde aplicado, pois, a partir da integração de diversos órgãos, foi possível gerar mais segurança e conforto ao cidadão.
Nas ações em apoio aos órgãos públicos, a Guarda Civil atuará em parceria com a Transalvador em três barreiras de acesso. Com a Secretaria de Mobilidade (Semob), o apoio será prestado durante as operações de transporte em duas bases montadas para o evento, com intuito de garantir tranquilidade no embarque de passageiros. Com a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), nas ações de fiscalização das marcas. Os guardas estarão presentes ainda no módulo de saúde montado pela Prefeitura para o evento.
Comentários
Outras Notícias
Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio
09 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / TV Record
Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador
09 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Carnaval altera itinerários de ônibus em Salvador; confira as mudanças
09 de Fevereiro de 2026Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Wagner Moura comenta ofensivas bolsonaristas e denúncias de perseguição internacional
09 de Fevereiro de 2026Foto: TV Globo
Neste domingo (8), Pernambués foi tomado pela alegria do Bloquinho da Gente em sua sexta edição
09 de Fevereiro de 2026A iniciativa foi realizada pelo Grupo Alerta Pernambués (GAP), em parceria com Luiz Carlos Suíca, fundador do projeto, e contou com o apoio do Sindilimp e da Aslimp.
Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado
05 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023