Toffoli nega pedido para suspender PEC 33 porque proposta está parada
11 de Maio de 2013 - PiatãProposta dá ao Congresso poder de vetar decisões do STF sobre emendas. Mas presidente da Câmara já havia paralisado o andamento da PEC.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli negou nesta terça-feira (7) pedido para suspender o andamento de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33, que submete à avaliação do Congresso decisões do tribunal.
A PEC 33 foi responsável por um mal estar entre Legislativo e Judiciário na semana passada. Parlamentares apontaram interferência do STF no Congresso por conta de outra decisão, do ministro Gilmar Mendes, que suspendeu tramitação de projeto que inibe novos partidos.
Mas o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), já havia paralisado o andamento da PEC. Alves decidiu não criar, por enquanto, a comissão especial que é necessária para dar andamento à proposta.
Com isso, o ministro Toffoli considerou que não há risco de lesão irreparável a um direito que justifique a concessão de uma liminar (decisão provisória). A decisão final sobre a constitucionalidade da PEC 33 ainda terá de ser tomada pelo plenário do STF, mas não há data para isso.
“Não havendo notícia da designação da Comissão Especial responsável pelo exame do mérito da proposição e elaboração de parecer a ser submetido ao plenário da Casa Legislativa, é possível afirmar que a tramitação da PEC nº 33/2011 encontra-se, atualmente, suspensa na Câmara dos Deputados, o que evidencia, ao menos nesse momento, a ausência de periculum in mora [possibilidade de lesão irreparável a direito] que justifique a atuação desta Suprema Corte em sede de liminar”, argumentou o ministro Dias Toffoli.
A decisão de Toffoli foi resposta a uma ação protocolada por PSDB e PPS. Os dois partidos questionam a legalidade do texto da PEC 33, que autoriza o Congresso a rever decisões do STF sobre inconstitucionalidade de propostas de emendas à Constituição.
Os dois partidos alegaram que o projeto não poderia sequer estar tramitando no Congresso, por "ofender" o princípio da separação de poderes.
Toffoli ressalvou, porém, que poderá alterar sua posição caso as condições de votação da proposta de emenda constitucional se alterem.
O que é a PEC 33
A proposta de emenda constitucional número 33, a chamada PEC 33, impõe limites ao poder do Supremo Tribunal Federal. Na prática, o STF deixaria de ter a última palavra sobre mudanças na Constituição.
*G1.
Comentários
Outras Notícias
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Gominho revela que Preta Gil chegou a cogitar suicídio assistido durante tratamento contra o câncer
16 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Hospital Ortopédico da Bahia implanta Centro de Controle Operacional para otimizar gestão de leitos
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023