“Passageiros cadeirantes merecem mais segurança e respeito”, diz Gilvan Souza
25 de Abril de 2013 - PiatãDois passageiros cadeirantes aguardavam o momento de deixar a aeronave quando foram informados que não seria possível adotar os procedimentos obrigatórios, pois a plataforma utilizada para este fim se encontrava em manutenção. Eles tiveram que ser carregados.
Passageiros cadeirantes merecem mais segurança e respeito no embarque e desembarque das aeronaves em SalvadorNo início da madrugada da última segunda-feira (22), após um atraso de mais de uma hora no voo 3258 da Avianca, saindo de São Paulo, capital, com destino a Salvador, dois passageiros baianos vivenciaram uma situação de risco, constrangimento e absoluto desrespeito ao pousarem no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, na capital baiana.
Jaílson Ferreira e Elton Brito são cadeirantes e membros dirigentes da União dos Deficientes de Camaçari (Udec). Eles estavam retornando de São Paulo na companhia do vereador Gilvan Souza (Camaçari-PT), cujo mandato é voltado para as questões envolvendo inclusão e acessibilidade, e aguardavam o momento de deixar a aeronave quando foram informados pela empresa de que não seria possível adotar os procedimentos obrigatórios no seu desembarque, pois a plataforma utilizada para este fim se encontrava em manutenção. Os dois rapazes e suas respectivas cadeiras foram, então, carregados nos braços de funcionários até o solo, pela escada de passageiros, sem a mínima segurança e nem mesmo o acompanhamento do responsável pela autorização de tão arriscada empreitada. O vereador, indignado, tentou frear a situação, mas não conseguiu entrar em contato com nenhuma autoridade competente àquela hora.
“Será que houve uma flagrante falta de comunicação entre as bases da Avianca de SP e SSA, ao “se esquecerem” de combinar que estavam conduzindo deficientes físicos de um estado para outro, ou será que não havia – e talvez nem haja – uma plataforma de embarque/desembarque funcionando num aeroporto de categoria internacional, como é o de Salvador?”, questionou Gilvan Souza
Por uma ironia do destino, os três personagens desta história da vida real retornavam de uma feira internacional realizada em SP, sobre inovações tecnológicas, acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, onde viram e ouviram sobre o que há de mais atual em qualidade de vida para pessoas com deficiência. As cenas deste lamentável episódio foram testemunhadas por quantos se encontravam no local e as imagens devidamente registradas pelas lentes de quem não se conforma com tamanho descaso e descumprimento da lei. As informações são da assessoria do vereador.
Comentários
Outras Notícias
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Gominho revela que Preta Gil chegou a cogitar suicídio assistido durante tratamento contra o câncer
16 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Hospital Ortopédico da Bahia implanta Centro de Controle Operacional para otimizar gestão de leitos
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023