Secretaria Estadual da Saúde desconhece o Zika Vírus
06 de Maio de 2015 - PiatãEnquanto a população espera uma postura da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) sobre a virose que assola a Bahia e já chega em outros estados, o Zika Vírus, a Sesabe afirma que não foi notificada oficialmente pelos pesquadores da Universidade Federal da Bahia sobre os casos de Zika Virus. O órgão considerou que em 50% das 500 amostras coletadas de pacientes com doenças exantemáticas ditas indeterminadas, o resultado foi positivo para dengue.
A situação é tão grave que as amostras estão sendo avaliadas no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Salvador, no laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro e em um centro de estudos americano. Além da dengue, há resultados positivos para rubéola, sarampo e Parvovirus B19.
Em nota a Sesab declara, “não podemos considerar que todas as manifestações de doenças exantemáticas sejam Zika Virus, que pertence ao gênero Flavivírus da família Flaviviridae, a mesma da febre amarela, febre do nilo, dengue e chikungunya, por exemplo”.
De 15 de fevereiro até 30 de abril de 2015, foram notificados 5067 casos de doenças exantemáticas indeterminada, sendo a maior concentração nos municípios de Camaçari (2.296); Salvador (1.051); Simões Filho (486); Jequié (396); Itiúba (222); Valença (66); Feira de Santana (40); Ruy Barbosa (31); Várzea do Poço (25); Ibiquera (21); Camamu (20); Una (19); Itacaré (17); São José da Vitória (16); Ponto Novo (14); Santo Antônio de Jesus (12); Filadélfia (10); Itatim (10) e São Felipe (10).
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023