Prepare o bolso: Remédios vão ficar mais caros
24 de Março de 2015 - Piatã
Após os aumentos do combustível, cesta básica, da conta de energia, e água, o consumidor baiano pode se preparar para mais um acréscimo que vai pesar, e muito, no bolso. A partir do dia 31 de março, os medicamentos sofrerão um reajuste médio de 4% - os de uso contínuo entre 4% e 5%.
Neste ano, com as modificações no cálculo utilizado para determinar o preço destes produtos, a expectativa do governo é de que haja uma maior concorrência na indústria farmacêutica. “Apesar deste aumento, que tem todos os anos, ele ainda será abaixo da inflação”, garantiu o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado da Bahia (Sincofarba), Luiz Trindade.
No entanto, ainda de acordo com ele, o reajuste deve incidir mais nos medicamentos de marca, dando um espaço para uma maior produção de genéricos. “Já existe uma política, há cinco anos, que autoriza este tipo de aumento”, salientou. O novo cálculo leva em consideração alguns fatores como o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o da produtividade repassado ao consumidor, o de ajuste de preços relativos entre setores – como o da energia –, além do fator de ajuste de preços relativos do próprio setor de medicamentos, que é estipulado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
Comentários
Outras Notícias
![Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país [Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237750/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país
23 de Maio de 2025Foto: Divulgação
![Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública [Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237749/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública
23 de Maio de 2025Foto: Divulgação
![Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias [Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237748/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias
23 de Maio de 2025Foto: Arquivo Agência Brasil
![Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas [Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237747/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas
20 de Maio de 2025A medida, segundo o sindicato, poderá resultar na demissão em massa de mais de 4.500 trabalhadores que hoje atuam como telefonistas em unidades espalhadas por todo o país.
![Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro [Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237746/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro
20 de Maio de 2025Foto: Divulgação
![Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica [Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237745/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica
20 de Maio de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023