Teste rápido vai detectar chikungunya e dengue em 20 minutos
07 de Março de 2015 - PiatãTanto o exame quanto o aparelho não serão vendidos ou disponibilizados diretamente para o público. Eles vão ser utilizados somente nas unidades da rede pública, como forma de acelerar o diagnóstico das doenças e agir rapidamente sobre elas.

Com apenas algumas gotas de sangue será possível fazer uma rápida detecção dos vírus chikungunya e dengue nas unidades de saúde pública do estado.
A partir de quinta-feira, 12, será implementado em Salvador, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), um teste rápido para descoberta dessas doenças, através de um sistema de leitura acoplado a um smart reader, espécie de smartphone específico para a função.
Segundo informações do médido e presidente da empresa carioca idealizadora do exame, Marco Collovati a Bahia é o primeiro estado a receber o teste de rápida detecção de chikungunya e dengue. O resultado é dado em 20 minutos.
"Coloca umas gotas de sangue em um recipiente semelhante a um sabonete de plástico. Dentro dele tem uma fita especial que passa por vários tratamentos químicos e tem uma "janelinha". O teste é considerado positivo se aparecer duas linhas nessa "janelinha", conta Collovati. "Depois é que esse recipiente é a coplado ao smart reader. Nas primeiras 24 horas da dengue, por exemplo, que é quando o paciente apresenta muita febre, podemos descobrir se ele está com a doença, porque esse teste identifica uma proteína no sangue que indica se a pessoa está com dengue", acrescenta o médico.
Tanto o exame quanto o aparelho não serão vendidos ou disponibilizados diretamente para o público. Eles vão ser utilizados somente nas unidades da rede pública, como forma de acelerar o diagnóstico das doenças e agir rapidamente sobre elas.
O médico explica que, além de detectar as doenças, o smart reader permite incrementar a leitura do teste, listando os principais sintomas e transmitindo essas informações em tempo real para a central de dados da Bahia. "Estas informações vão ajudar a identificar onde a epidemia está começando, para fazer ações direcionadas aos lugares certos", explica Collovati.
Ainda segundo o médico, inicialmente estarão disponíveis na rede pública até 100 aparelhos, mas não há detalhes se todos serão implantados imediatamente ou gradativamente.
A Sesab ainda não tem detalhes de quando o teste estará efetivamente funcionando no interior do estado.
Comentários
Outras Notícias
Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato
19 de Agosto de 2026Profissionais voltam a trabalhar na Uesb após paralisação, mas ainda tem grupo sem receber salário | FOTO: Divulgação |
Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas
19 de Agosto de 2026Foto: Divulgação
Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/Instagram @blogueirinha
Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/TV Globo
Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução
Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023