Cuidar: Unidade de saúde comemorou três anos de funcionamento
05 de Março de 2012 - PiatãO Cuidar conta com o Centro de Oncologia,Centro de Anemia Falciforme e o Centro de Reabilitação.

Profissionais de saúde do Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar), pacientes e autoridades municipais participaram, na manhã desta sexta-feira (2), do terceiro aniversário na unidade de saúde voltada para pessoas com câncer e doenças falciformes. Pacientes deram um brilho às comemorações dos trabalhos do Cuidar com homenagens feitas para os funcionários, que se emocionaram com as mensagens.
A coordenadora do Centro de Oncologia (Ceonc) revelou estar feliz pelos resultados apresentados com os três anos de existência do Cuidar. “Hoje a gente tem cerca de três mil pacientes acompanhados aqui no Ceonc, então é um dos serviços que mais tem usuários cadastrados em acompanhamentos e isso reflete muito na vida de cada camaçariense de forma positiva”, disse.
O secretário de Saúde do município, Vital Sampaio, exaltou o trabalho feito pelo Cuidar. “É difícil a gente encontrar a nível de município e de estado uma organização como essa. Nós temos algumas dificuldades ainda na saúde, o que é normal em qualquer município, mas estamos a frente de muitas cidades maiores do que a gente, mas que não têm isso que nós oferecemos para a nossa população”, disse.
Para o secretário, o importante é conseguir manter a qualidade do serviço prestado à população. “Nós não pensamos em crescer mais esta unidade por agora. Acho que o importante é a gente trabalhar para conseguir manter a qualidade do Cuidar, oferecendo um trabalho importante e de referência dentro do município”, esclareceu.
Crispina santos Teixeira, 44 anos, moradora do Phoc II, foi detectada com o câncer de mama há 3 anos, e hoje é paciente do Cuidar. Ela garante que foi bem acolhida pela equipe da instituição. “Fui muito bem recebida pelo pessoal aqui, eles realmente tratam a gente muito bem e eu nunca tive do que reclamar”, relatou.
A Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal) é um dos núcleos que compõem o Cuidar. O coordenador do núcleo, Tiago Souza Novais, ressalta a importância da instalação do setor dentro do Cuidar. “Antes as pessoas iam até o Hemoba, em Salvador, para fazer esse tipo de atendimento. Com a implantação do Cuidar essas pessoas passaram a ter esse atendimento especializado em Camaçari, e já nos tornamos referência com o trabalho que fazemos aqui”, destacou.
Por Henrique da Mata
Comentários
Outras Notícias
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV
15 de Dezembro de 2025Foto: Ana Clara Pires / Bahia Notícias
Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE
15 de Dezembro de 2025Foto: Agência Brasil/Arquivo
Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã
13 de Dezembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
13 de Dezembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023