Anvisa proíbe venda de produto divulgado como emagrecedor
02 de Fevereiro de 2012 - PiatãA venda e produção do Max Burn está proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu nesta quarta-feira a produção e venda do produto Max Burn fabricado pela empresa Hilê Indústria de Alimentos.
Denúncias recebidas pela agência ligaram o MaxBurn --divulgado na internet como potente emagrecedor-- ao produto "psyllium e quitosana com biotina sabor menta em cápsula" registrado pela Hilê.
A empresa tem autorização na Anvisa para comercializar essa substância sob nomes como "Nutralogistic", "Mega 21" e "Sete Semanas".
O problema, explica a Anvisa, é que foram negados pedidos da Hilê para que o produto fosse vendido com nomes que podem induzir o consumidor a pensar que o alimento (como é considerado pela agência) tem ação emagrecedora.
Entre as marcas negadas à Hilê estão MaxBurn, Fatburn, Ultraslim e Dieta Show, informou a Anvisa.
"Pode-se considerar que o alimento em questão está devidamente registrado na Anvisa. Entretanto deve-se considerar que a empresa incorre em irregularidade por divulgá-lo com marca não autorizada por esta agência, o que pode gerar erro ao engano ao consumidor", diz nota da Anvisa.
Em rápida busca na internet, a reportagem encontrou um site de propaganda do Max Burn, que diz: "Uma solução eficaz para muitas mulheres (e homens!) que buscam entrar em forma e afastar de vez as indesejadas gordurinhas. Combinando intensa queima de calorias e um efetivo bloqueio de carboidratos, Max Burn definitivamente é uma das grandes novidades para o verão 2012". O site apresenta o registro de inscrição da Hilê junto à Anvisa.
Segundo a Anvisa, a Hilê fica sujeita a sanções por infração sanitária, como advertência e multa se descumprir a determinação, a A Hilê Indústria de Alimentos.
OUTRO LADO
A Hilê afirmou em nota que qualquer produto denominado MaxBurn vendido hoje não é de responsabilidade da empresa. A Hilê já comercializou o alimento com esse nome, mas não o faz mais desde que recebeu uma notificação da Anvisa. A empresa depois mudou o nome do produto para Fitns, mas também já retirou o alimento do mercado, no ano passado.
A Hilê disse ainda que o MaxBurn está sendo vendido por outras empresas que se apropriaram indevidamente do nome, do registro e até do rótulo do produto, e já pediu que a venda dos produtos seja suspensa.
Comentários
Outras Notícias
![Após prisão de sindicalista, GCM pede condução própria à delegacia em Salvador [Após prisão de sindicalista, GCM pede condução própria à delegacia em Salvador]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237770/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Após prisão de sindicalista, GCM pede condução própria à delegacia em Salvador
30 de Maio de 2025Foto: Reprodução/Redes sociais
![Obras na Orla do Subúrbio são suspensas por mudanças no projeto do VLT em Salvador [Obras na Orla do Subúrbio são suspensas por mudanças no projeto do VLT em Salvador]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237769/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Obras na Orla do Subúrbio são suspensas por mudanças no projeto do VLT em Salvador
30 de Maio de 2025Foto: Google Street View
![Claudia Leitte responde rumores sobre mudança de carreira: “Especulem menos, vivam mais” [Claudia Leitte responde rumores sobre mudança de carreira: “Especulem menos, vivam mais”]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237768/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Claudia Leitte responde rumores sobre mudança de carreira: “Especulem menos, vivam mais”
30 de Maio de 2025Foto: Instagram
![Taxa de desemprego segue estável, mas atinge menor índice da história para o período [Taxa de desemprego segue estável, mas atinge menor índice da história para o período]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237767/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Taxa de desemprego segue estável, mas atinge menor índice da história para o período
30 de Maio de 2025Foto: Sindicato dos Comerciários de São Paulo
![Butantan aguarda aprovação da Anvisa para iniciar testes de vacina contra gripe aviária [Butantan aguarda aprovação da Anvisa para iniciar testes de vacina contra gripe aviária]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237766/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Butantan aguarda aprovação da Anvisa para iniciar testes de vacina contra gripe aviária
29 de Maio de 2025Foto: Reprodução
![Anvisa proíbe duas marcas de azeite por falhas sanitárias; confira quais são [Anvisa proíbe duas marcas de azeite por falhas sanitárias; confira quais são]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237765/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa proíbe duas marcas de azeite por falhas sanitárias; confira quais são
29 de Maio de 2025Foto: Divulgação Mapa
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023