Baixinhas têm maior risco de sofrer doenças do coração
19 de Janeiro de 2012 - PiatãA análise se baseou no estudo de mais de 3 milhões de indivíduos.
As pessoas com baixa estatura, principalmente as mulheres, têm um risco 1,5 vez maior de sofrer alguma doença cardiovascular do que os indivíduos mais altos.
Esta é a análise realizada por pesquisadores da Universidade de Tampere (Finlândia), publicada no "European Heart Journal" e divulgada nesta quarta-feira pela Sociedade Espanhola de Cardiologia.
O estudo considerou como pessoas de baixa estatura as que medem menos de 1,60 m (1,65 m os homens e 1,53 m no caso das mulheres) e como altos aqueles que medem mais de 1,73 m (1,77 m em homens e 1,66 m em mulheres).
Os resultados também indicam um maior índice de mortalidade por doença cardiovascular entre mulheres de baixa estatura, com um risco 1,55 vez superior ao das mulheres, enquanto o risco entre os homens baixos é 1,37 vez maior do que os altos.
A análise se baseou no estudo de mais de 3 milhões de indivíduos. Como possível explicação nas diferenças do risco cardiovascular é citado que as pessoas mais baixas têm uma largura arterial menor, o que facilitaria a obstrução dos vasos sanguíneos.
Também de acordo com os estudiosos, outra causa poderia ser que as pessoas que pertencem a um nível socioeconômico baixo teriam maiores infecções e desnutrição durante a época da gestação, o que poderia derivar em um menor crescimento do indivíduo e também em uma proteção reduzida de diversas doenças.
Comentários
Outras Notícias
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Gominho revela que Preta Gil chegou a cogitar suicídio assistido durante tratamento contra o câncer
16 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Hospital Ortopédico da Bahia implanta Centro de Controle Operacional para otimizar gestão de leitos
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023