Cuidado com os alimentos na praia
11 de Janeiro de 2012 - PiatãCasos de intoxicação alimentar aumentam cerca de 20% no verão. Veja algumas dicas para evitar problemas de saúde na sua família durante as férias.
É tempo de férias. Nessa época muitas famílias decidem viajar para locais como clubes, praias ou campos. Porém, é também nesse período que os hospitais registram um aumento de 20% nos casos de intoxicações alimentares. Por isso, é muito importante tomar alguns cuidados especiais em relação à alimentação durante o verão. Só dessa forma você pode curtir as férias sem colocar em risco a saúde da sua família.
No que devemos ficar atentos?
Devemos dar atenção aos locais onde compramos os alimentos, como supermercados, restaurantes, lanchonetes e quiosques. Os casos de intoxicação são principalmente decorrentes de alimentos mal armazenados ou estragados que levam a sintomas como diarreia, vômitos, desidratação, mal estar geral entre outros.
O cuidado com que o vamos ingerir deve ser intensificado. Preste muita atenção no odor, no saber e na forma de armazenamento dos alimentos. Fique atento à higiene do estabelecimento, dos produtos e mesmo dos garçons que servem a comida. No supermercado, não se esqueça de ler os rótulos das embalagens e verificar a data de vencimento, antes de comprar qualquer ingrediente. Através dessas simples atitudes podemos evitar problemas gastrintestinais, infecções e intoxicações alimentares.
No caso das praias: o cuidado com a comida fora de casa precisa ter atenção redobrada. É importante verificar a higiene e limpeza dos carrinhos, isopores, utensílios, bem como na forma de armazenamento dos produtos que são vendidos nas areias das praias. Repare se os vendedores utilizam roupas adequadas e luvas para o manuseio do alimento. Caso contrário, não compre produtos para não colocar em risco a sua saúde.
Uma boa forma de evitar problemas é levar de casa os alimentos prontos. Faça você mesmo a preparação de sanduiches com cuidado e higiene. Embale tudo e coloque em um isopor adequadamente refrigerado e limpo. Leve bastante água, sucos naturais e frutas para se alimentar a beira mar.
Quais os alimentos mais saudáveis em piscinas e praias?
É muito comum que em praias e clubes o acesso a alimentos gordurosos como frituras e porções seja aumentado. Esses são os alimentos mais consumidos no verão. Porém, é importante evitar esse tipo de alimentação, trocando-a por comidas mais saudáveis como:
A desidratação é um problema grave, e pode ocorrer facilmente devido à alta temperatura. Por isso, o ideal é consumir alimentos leves, de fácil digestão e que ajudem na reposição de água e sais minerais perdidos na transpiração devido ao calor.
Evite alimentos como:
Frituras em geral;
Salgadinhos industrializados;
Comidas pesadas como feijoada;
Alimentos muito secos;
Refrigerantes.
Tome muito líquido e coma frutas, para evitar a desidratação.
É tempo de férias. Viaje com sua família ou amigos, mas não se esqueça de cuidar da saúde através da atenção com os alimentos. Só dessa forma você conseguirá evitar problemas. Além disso, na presença de qualquer sinal ou sintoma diferente, procure imediatamente um pronto socorro local.
Comentários
Outras Notícias
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Gominho revela que Preta Gil chegou a cogitar suicídio assistido durante tratamento contra o câncer
16 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Hospital Ortopédico da Bahia implanta Centro de Controle Operacional para otimizar gestão de leitos
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023