Saiba como manter a saúde do intestino
09 de Janeiro de 2012 - PiatãAdeque os seus hábitos alimentares!
Um dos muitos benefícios da alimentação saudável e da atividade física é garantir o bom funcionamento do intestino, diminuindo os fatores de risco para doenças como a diverticulite e o câncer.
Um ponto fundamental é adequar os hábitos alimentares. Problemas como a diverticulite, que eram mais característicos de idosos, estão sendo cada vez mais comuns em jovens, provavelmente por causa da alimentação moderna, sugere a médica Lúcia Oliveira, da Sociedade Brasileira de Coloproctogia.
Para ajudar quem pretende mudar os hábitos em benefício do bom funcionamento do órgão digestivo, a médica juntou-se à nutricionista Flávia Netto para escrever "Intestino Saudável" (editora Rubio, 97 páginas, 35,00 reais).
Entre as 35 receitas selecionadas pelo livro está o creme de tomate com manjericão. O tomate é um alimento recomendado para prevenir o câncer de intestino por ser rico em antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres.
Segundo Oliveira, é fundamental ingerir entre 20 gramas e 35 gramas de fibras por dia. Isso lentifica o esvaziamento gástrico, diminuindo a absorção de colesterol e retardando a absorção de carboidratos pelo sangue. As fibras também são importantes por seu efeito laxativo.
Porém, ela alerta que pessoas que não têm o costume de comer alimentos ricos nesse componente devem adaptar sua alimentação aos poucos. Isso porque, durante o processo de digestão das fibras, é comum que o intestino produza mais gases. Pelo mesmo motivo, desaconselha o uso de misturas de grãos sem uma orientação médica.
Oliveira lembra que, além de ingerir fibras, é importante que a pessoa beba muita água. Ela também aconselha que se evite o consumo de alimentos que aumentam a produção de radicais livres durante a digestão ou que tenham alto teor de carboidrato e poucas fibras. Entre eles estão as carnes vermelhas, biscoitos com farináceos, frituras, embutidos e alimentos com corantes (como refrigerantes ou sucos em pó).
Segundo Oliveira, a obesidade é um dos principais fatores de risco para o câncer de intestino e a diverticulite. Ela explica que o órgão está suscetível a doenças por receber os subprodutos da digestão, entre eles os radicais livres, que surgem principalmente na digestão de carnes vermelhas muito queimadas ou alimentos fritos, e alteram o funcionamento das células. Outras substâncias cancerígenas se ingeridas em excesso são os nitritos e nitratos, presentes em embutidos e enlatados.
CREME DE TOMATE COM MANJERICÃO
INGREDIENTES
3 colheres de sopa de óleo de canola
3 colheres de sopa de cebola picada
2 ramos de manjericão
6 tomates maduros e firmes
2 xícaras de água
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de chá de leite de coco
2 colheres de sopa de farinha de sal
Orégano e sal a gosto
PREPARAÇÃO
- Refogar o óleo, a cebola e os tomates grosseiramente picados
- Acrescentar a água e ferver por 1 minuto
- Amornar o preparado e liquidificar junto com o leite de soja, a farinha de trigo e a farinha de soja
- Voltar toda a preparação ao fogo sem deixar de mexer e ferver por 3 minutos
- Retirar do fogo e acrescentar o manjericão picado
- Servir polvilhado com ricota
Para aumentar a quantidade de fibras:
Pode-se adicionar fibra em pó
Se quiser, substitua a farinha de trigo por farinha de soja ou farelo de trigo
Comentários
Outras Notícias
Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato
19 de Agosto de 2026Profissionais voltam a trabalhar na Uesb após paralisação, mas ainda tem grupo sem receber salário | FOTO: Divulgação |
Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas
19 de Agosto de 2026Foto: Divulgação
Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/Instagram @blogueirinha
Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/TV Globo
Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução
Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023