Saúde

Mais Médicos: profissionais do programa visitaram São Francisco do Conde

06 de Setembro de 2013 - Piatã

Cerca de 30 profissionais foram recepcionados na UNILAB, nesta sexta-feira, 06

São Francisco do Conde recepcionou profissionais do programa Mais Médicos, na manhã desta sexta-feira, 06 de setembro, no auditório da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Vieram profissionais de Cuba, Venezuela, Guatemala, Espanha, Angola e Suíça. O município foi escolhido pela Secretaria da Saúde da Bahia (SESAB) por possuir um sistema de saúde organizado, que atua em parceria com o Estado.

O objetivo da visita dos médicos estrangeiros foi conhecer o funcionamento das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). E, antes de se dirigirem as unidades, os mesmos assistiram a uma apresentação sobre aos dados da Atenção Básica do município. Cerca de 30 profissionais foram recepcionados pela Prefeita Rilza Valentim, pelo vice-prefeito Evandro Almeida, além de secretários, vereadores e funcionários municipais, especialmente, da área da saúde.

“Sejam bem vindos não só a São Francisco do Conde, mas ao povo brasileiro. Sabemos que em seus países vocês são muito mais do que médicos, são cidadãos comprometidos com a vida das pessoas”, ressaltou a prefeita Rilza Valentim.

Antes de se dirigirem ao auditório, os médicos assistiram a uma apresentação de capoeira e alguns até entraram na roda e arriscaram alguns passos. “Esse é o jeito acolhedor do brasileiro, do baiano e, principalmente, do povo sanfranciscano. Esse momento é a forma que encontramos para dizer muito obrigada por vocês estarem aqui nos ajudando de forma solidária”, declarou a coordenadora pedagógica do grupo de médicos e assessora especial do município, Marília Fontoura.

A secretária Municipal da Saúde, Telma Silva, fez questão de explicar como a atuação desses profissionais será importante na Atenção Básica à Saúde: “A proposta do médico ir ao paciente ao invés do paciente ao médico é a verdadeira atenção primária. É assim que se faz ‘Saúde da Família’. Nossas unidades básicas existem para tratar da saúde do cidadão, o hospital cuida da doença, mas quem faz a prevenção é a atenção básica”.

“Estou feliz por estar aqui, em prestar uma ajuda solidária ao povo brasileiro. Nós somos escravos do amor, do profissionalismo, da solidariedade e do sentimento humanitário”, enfatizou o médico guatemalteco, Ivan Ahmmed Bouyon, respondendo a críticas com relação à vinda deles ao Brasil.“Estamos em um programa de 03 semanas para entender como é o Sistema Único de Saúde (SUS). Essas aulas são muito importantes, pois aprendemos quais as doenças mais comuns ao povo brasileiro, que não são muito diferentes das que mais matam em outras partes do mundo, a exemplo da hipertensão e do diabetes”, afirmou o médico cubano, Ernesto Rodrigues.

Depois da recepção os profissionais visitaram unidades do Programa de Saúde da Família, entre elas: São Bento, Caípe, Baixa Fria e Muribeca.

Comentários

Outras Notícias

[Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato]
Economia

Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato

19 de Agosto de 2026

Profissionais voltam a trabalhar na Uesb após paralisação, mas ainda tem grupo sem receber salário | FOTO: Divulgação |

[Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas]
Política

Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas

19 de Agosto de 2026

Foto: Divulgação

[Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow]
Fofoca

Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução/Instagram @blogueirinha

[Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026]
Fofoca

Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução/TV Globo

[Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil]
Saúde

Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução

[Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978]
Saúde

Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias