Saúde

Adolescente de 17 anos é internado com suspeita de H1N1

22 de Agosto de 2013 - Piatã

Exames preliminares identificaram fortes caracteríscas de infecção pelo vírus

Um adolescente de 17 anos está internado na Unidade de Terapita Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Juazeiro, no norte da Bahia, com suspeita de infecção por H1N1. Três casos de gripe A já foram confirmados no município. Uma pessoa morreu.

O adolescente foi internado na última quarta (21) com suspeita de pneumonia. Com o agravamento do quadro, ele foi transferido na manhã de hoje para a UTI. Exames preliminares identificaram fortes caracteríscas de infecção pelo vírus H1N1. Ele já está sendo medicado com Tamiflu, principal medicação para tratamento disponível na rede pública de saúde.

O Correio24horas não conseguiu confirmar o caso com a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro. De janeiro a agosto deste ano, a Bahia registrou 46 casos de H1N1 e nove mortes. Segundo a Vigilância Epidemiológica, há um surto da gripe no estado. O número representa um aumento de 62% entre janeiro e agosto de 2013, comparado ao mesmo período do ano passado.

H1N1 em Juazeiro
Em entrevista na semana passada ao Correio24horas, o diretor da Vigilância à Saúde de Juazeiro André Machado confirmou os primeiros casos de Influenza tipo A na cidade. "A Secretaria de Saúde sempre esteve preparada para isso", diz o diretor. Segundo ele, não há risco de epidemia, já que a última campanha de vacinação contra o vírus, que aconteceu em abril deste ano, conseguiu cumprir a meta do Ministério da Saúde de vacinar o mínimo de 80% do público alvo da campanha na cidade.

Segundo a Sesau a cobertura da campanha chegou a 82,71% (totalizando 28,9 mil pessoas), entre ele idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, mulheres até 45 dias após o parto e portadores de doenças crônicas. Ainda segundo o diretor, o caso fatal tratava-se de um paciente obeso, portanto público alvo da campanha, que não tinha tomado a vacina. A Sesau está realizando busca ativa de pessoas que deveriam ter tomado a vacina e não tomaram, a fim de que sejam vacinadas. As informações são do Correio.

Comentários

Outras Notícias

[Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato]
Economia

Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato

19 de Agosto de 2026

Profissionais voltam a trabalhar na Uesb após paralisação, mas ainda tem grupo sem receber salário | FOTO: Divulgação |

[Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas]
Política

Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas

19 de Agosto de 2026

Foto: Divulgação

[Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow]
Fofoca

Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução/Instagram @blogueirinha

[Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026]
Fofoca

Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução/TV Globo

[Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil]
Saúde

Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução

[Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978]
Saúde

Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução