Datafolha aponta que 54% apoiam vinda de médicos estrangeiros
12 de Agosto de 2013 - PiatãEm junho, índice era de 47%, informa a \\\'Folha de S. Paulo\\\'. Desaprovação da contratação de estrangeiros caiu de 48% para 40%.

Levantamento feito pelo Datafolha com 2.615 entrevistados em 160 cidades do país aponta que 54% são favoráveis à vinda de médicos estrangeiros para trabalhar no país, conforme previsto no programa Mais Médicos, do governo federal.
As informações foram publicadas pelo site do jornal “Folha de S.Paulo”. A pesquisa ouviu os entrevistados entre quarta e sexta-feira da semana passada.
Em junho, levantamento similar indicava que a aprovação era de 47%. Naquele mês, 48% das pessoas consultadas se disseram contrárias à vinda dos estrangeiros. Esse porcentual caiu para 40% na enquete mais recente. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
O perfil de quem apoia a vinda de médicos estrangeiros é preponderantemente de homens (59%), com ensino fundamental (54%), e que simpatizam com o PT (62%), além de avaliarem bem o governo federal (63%).
A maioria das pessoas favoráveis (60%) vive na Região Nordeste, principalmente em cidades que têm entre 50 mil e 200 mil habitantes (60%), informa a “Folha”.
A maior desaprovação da iniciativa do governo está entre pessoas com ensino superior (52%), que consideram ruim ou péssima a gestão de Dilma Rousseff na presidência (52%) e moram em cidades grandes com mais de 500 mil habitantes (46%).
Mais Médicos
O Ministério da Saúde informou neste sábado (10) que 715 médicos formados no exterior foram selecionados para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) dentro do programa Mais Médicos, que visa ampliar o número de profissionais em municípios do interior e na periferia das grandes cidades.
Eles poderão atuar no Brasil sem fazer o exame de revalidação do diploma de medicina, o Revalida, mas terão autorização para trabalhar especificamente na rede pública e em unidades específicas.
Dos 715 escolhidos, 194 são brasileiros que estudaram fora do Brasil e 521 são estrangeiros. No total, foram selecionados candidatos com registro de 50 diferentes países. Eles foram designados para atuar em 268 municípios brasileiros. * Bem Estar
Comentários
Outras Notícias
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV
15 de Dezembro de 2025Foto: Ana Clara Pires / Bahia Notícias
Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE
15 de Dezembro de 2025Foto: Agência Brasil/Arquivo
Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã
13 de Dezembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
13 de Dezembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023