Datafolha aponta que 54% apoiam vinda de médicos estrangeiros
12 de Agosto de 2013 - PiatãEm junho, índice era de 47%, informa a \\\'Folha de S. Paulo\\\'. Desaprovação da contratação de estrangeiros caiu de 48% para 40%.

Levantamento feito pelo Datafolha com 2.615 entrevistados em 160 cidades do país aponta que 54% são favoráveis à vinda de médicos estrangeiros para trabalhar no país, conforme previsto no programa Mais Médicos, do governo federal.
As informações foram publicadas pelo site do jornal “Folha de S.Paulo”. A pesquisa ouviu os entrevistados entre quarta e sexta-feira da semana passada.
Em junho, levantamento similar indicava que a aprovação era de 47%. Naquele mês, 48% das pessoas consultadas se disseram contrárias à vinda dos estrangeiros. Esse porcentual caiu para 40% na enquete mais recente. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
O perfil de quem apoia a vinda de médicos estrangeiros é preponderantemente de homens (59%), com ensino fundamental (54%), e que simpatizam com o PT (62%), além de avaliarem bem o governo federal (63%).
A maioria das pessoas favoráveis (60%) vive na Região Nordeste, principalmente em cidades que têm entre 50 mil e 200 mil habitantes (60%), informa a “Folha”.
A maior desaprovação da iniciativa do governo está entre pessoas com ensino superior (52%), que consideram ruim ou péssima a gestão de Dilma Rousseff na presidência (52%) e moram em cidades grandes com mais de 500 mil habitantes (46%).
Mais Médicos
O Ministério da Saúde informou neste sábado (10) que 715 médicos formados no exterior foram selecionados para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) dentro do programa Mais Médicos, que visa ampliar o número de profissionais em municípios do interior e na periferia das grandes cidades.
Eles poderão atuar no Brasil sem fazer o exame de revalidação do diploma de medicina, o Revalida, mas terão autorização para trabalhar especificamente na rede pública e em unidades específicas.
Dos 715 escolhidos, 194 são brasileiros que estudaram fora do Brasil e 521 são estrangeiros. No total, foram selecionados candidatos com registro de 50 diferentes países. Eles foram designados para atuar em 268 municípios brasileiros. * Bem Estar
Comentários
Outras Notícias
![Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país [Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237750/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país
23 de Maio de 2025Foto: Divulgação
![Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública [Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237749/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública
23 de Maio de 2025Foto: Divulgação
![Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias [Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237748/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias
23 de Maio de 2025Foto: Arquivo Agência Brasil
![Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas [Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237747/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas
20 de Maio de 2025A medida, segundo o sindicato, poderá resultar na demissão em massa de mais de 4.500 trabalhadores que hoje atuam como telefonistas em unidades espalhadas por todo o país.
![Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro [Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237746/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro
20 de Maio de 2025Foto: Divulgação
![Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica [Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237745/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica
20 de Maio de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023