Saúde

Mastigar mais vezes reduz apetite e auxilia emagrecimento

06 de Julho de 2013 - Piatã

No caso da mastigação prolongada, os níveis de grelina, hormônio responsável por estimular o apetite, são menores.

Pode parecer inusitado, mas uma forma de comer menos e emagrecer é mastigar mais e melhor. Isso é o que indica uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, realizada na Universidade Médica Harbin, na China.

De acordo com o estudo, mastigar cerca de 40 vezes antes de engolir a comida (em vez das tradicionais 15 vezes) pode significar uma ingestão calórica 12% menor. Isso porque a mastigação mais demorada gera níveis diferentes no sangue dos hormônios relacionados ao apetite.

No caso da mastigação prolongada, os níveis de grelina, hormônio responsável por estimular o apetite, são menores. Em compensação, os índices de colecistocinina, hormônio que, acredita-se, reduz o apetite, são menores. Tal fato estimula então a sensação de saciedade com a refeição e a necessidade de parar de comer.

Comentários

Outras Notícias

[Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato]
Economia

Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato

19 de Agosto de 2026

Profissionais voltam a trabalhar na Uesb após paralisação, mas ainda tem grupo sem receber salário | FOTO: Divulgação |

[Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas]
Política

Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas

19 de Agosto de 2026

Foto: Divulgação

[Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow]
Fofoca

Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução/Instagram @blogueirinha

[Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026]
Fofoca

Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução/TV Globo

[Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil]
Saúde

Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução

[Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978]
Saúde

Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução