Casos notificados de dengue crescem 63% em Salvador este ano
07 de Março de 2014 - PiatãCidade teve 100 casos de dengue e região do Cabula/Beirú está em alerta. Centro de Zoonoses alerta para papel do cidadão no combate ao mosquito.

Os casos notificados de dengue cresceram 63% em Salvador até fevereiro deste ano quando comparado ao ano passado.
De acordo com informações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), das 613 notificações, 383 casos, que correspondem a 62%, não foram confirmados. Outros 100 foram confirmados como dengue clássica e 130 descartados.
Segundo o CCZ, não ocorreram casos de dengue grave, do tipo hemorrágica, e nenhum óbito. O maior número foi registrado nos Distritos Sanitários de Cabula/Beirú, Boca do Rio e Barra/Rio Vermelho.
De acordo com a gerente do CCV, Gerusa Moraes, cada distrito tem uma característica e o que tem maior número de casos é o Cabula/Beirú, que abrange bairros como Pernambués, Saboeiro, Cabula, Beirú, entre outros.
“A gente está trabalhando em Salvador com distrito, não o município como todo. O plano de ação será realizado de acordo com as características dos distritos. Assim analisamos o número de dados, o percentual de infestação, os indicadores do distrito, para então seguir com as ações de bloqueio de larva e depois do mosquito. Teremos mutirões com a Limpurb [Empresa de Limpeza Urbana de Salvador], Sucop [Superintendência de Conservação e Manutenção de Obras Públicas do Salvador]”, explica a gerente.
Segundo Gerusa Moraes, a Vigilância Sanitária está classificando cada distrito. “A Vigilância está levantando os indicadores, em que nível estão e daí a gente vai começar a trabalhar. Esse plano contempla ações para que o caso não se agrave é uma base de alerta”, conta.
Moraes também fala que o clima foi uma das causas do aumento da dengue. "Esse ano foi bastante chuvoso e isso criou o aumento das causas da proliferação de mosquito. Já o ano passado, foi mais quente e seco”, diz.
A gerente do CCZ pede que o cidadão ajude no combate à dengue, pois o lixo mal descartado e a não aceitação dos agentes nas residências colaboram com o aumento da taxa de proliferação. “Mais preponderante nessa história é papel do cidadão, afinal, isso não é só uma ação do governo. Precisamos da ajuda de todos, vamos desenvolver as ações, mas o cidadão não pode agir como se o papel fosse apenas do governo”, conclui.
*G1
Comentários
Outras Notícias
![Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país [Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237750/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país
23 de Maio de 2025Foto: Divulgação
![Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública [Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237749/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública
23 de Maio de 2025Foto: Divulgação
![Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias [Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237748/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias
23 de Maio de 2025Foto: Arquivo Agência Brasil
![Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas [Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237747/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas
20 de Maio de 2025A medida, segundo o sindicato, poderá resultar na demissão em massa de mais de 4.500 trabalhadores que hoje atuam como telefonistas em unidades espalhadas por todo o país.
![Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro [Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237746/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro
20 de Maio de 2025Foto: Divulgação
![Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica [Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237745/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica
20 de Maio de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023