Saúde

Médicos erram diagnóstico trinta vezes e mulher morre de câncer

31 de Maio de 2014 - Piatã

Um inquérito para investigar a morte de Jeannine Harvey, 33 anos, concluiu que ela morreu de câncer de útero depois de médicos terem errado o diagnóstico da doença por trinta vezes, segundo a imprensa britânica. O médico legista concluiu que a equipe médica fracassou em diagnosticar e tratar a paciente.

Jeannine morreu em 2012. Os médicos cogitaram várias doenças, como crise de ansiedade, rompimento de um ligamento, entre outros, mas não diagnosticaram o câncer. Jeannine morreu oito meses depois de um exame de sangue indicar que havia algo errado. Outro resultado chegou a apontar para o câncer, mas foi ignorado pelo médico.

"Tudo o que queria era alguém para nos dizer como foi possível para médicos profissionais perder tantas oportunidades em diagnosticar corretamente e tratar a nossa irmã, cujo sofrimento e morte eram totalmente evitáveis", diz Marie Donovan, irmã de Jeannine. A família dela criou uma campanha na internet para pressionar as autoridades por respostas.

Com a publicidade do caso, o diretor-médico do Sandwell and West Birmingham Hospital, Roger Stedman, confessou a falha no diagnóstico. "Nossas investigações indicam que uma ressonância magnética em Jeannine deveria ter sido realizada, após uma laparoscopia realizada em fevereiro de 2012. Estamos verdadeiramente arrependidos. É claro que o tratamento apropriado teria antecipado a data do diagnóstico e teria impedido a dor e o sofrimento. Infelizmente, parece que o câncer de Jeannine já estava em um estágio que não teria sido curável".

A mulher deixou quatro filhos.

Com informações do Correio

Comentários

Outras Notícias

[Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país]
Saúde

Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país

23 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública]
Bahia

Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública

23 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias]
Saúde

Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias

23 de Maio de 2025

Foto: Arquivo Agência Brasil

[Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas]
Bahia

Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas

20 de Maio de 2025

A medida, segundo o sindicato, poderá resultar na demissão em massa de mais de 4.500 trabalhadores que hoje atuam como telefonistas em unidades espalhadas por todo o país.

[Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro]
Esportes

Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica]
Bahia

Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação