Ebola: Serra Leoa identifica 70 corpos e 150 casos de ebola após toque recolher
22 de Setembro de 2014 - Piatã
Serra Leoa descobriu 70 corpos e 150 novos casos de ebola durante o toque de recolher obrigatório de três dias para ajudar a conter a propagação do vírus, que terminou nesse domingo (21), anunciaram hoje (22) as autoridades.
A maioria dos 6 milhões de habitantes de Serra Leoa esteve confinada em suas casas desde sexta-feira (19) e durante 72 horas, enquanto cerca de 30 mil voluntários andaram de casa em casa para identificar os doentes e informar sobre as medidas para prevenir a doença.
“Temos um excesso de cadáveres para enterrar, mas isso é habitual desde o início da epidemia. Agora temos pelo menos 150 novos casos”, declarou Steven Gaojia, chefe do Centro de Operações de Emergência. Gaojia disse que os 70 cadáveres foram descobertos em Freetown e nos arredores da capital.
O ministro da Saúde, Abubakarr Fofanah, informou que os agentes envolvidos na operação conseguiram visitar 80% das casas e considerou a iniciativa um sucesso. “Aprendemos muitas coisas durante esta operação. É possível que ela seja retomada”, disse.
Fofanah adiantou que as autoridades não podem “dar números sobre o total de cadáveres descobertos” durante a operação, pois aguardam “os resultados que devem vir de outras partes do país”.
Segundo o ministro, um dos resultados da operação foi a interrupção dos “enterros noturnos”, prática seguida pelas famílias para encobrir a morte dos infectados com o vírus do ebola.
Os habitantes de Serra Leoa retomaram hoje suas atividades depois da operação inédita do toque de recolher para lutar contra a epidemia do ebola, que já matou 562 pessoas no país.
Mais de 2,6 mil pessoas morreram devido à doença desde o início do ano nos três países da África Ocidental mais afetados: Serra Leoa, Libéria e Guiné-Conacri, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Postado por Maíra Lima com informações da Agência Brasil
Comentários
Outras Notícias
![Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país [Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237750/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia tem uma das piores médias de ginecologistas e obstetras por mulher no país
23 de Maio de 2025Foto: Divulgação
![Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública [Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237749/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Salvador é reconhecida internacionalmente por uso inovador de dados na saúde pública
23 de Maio de 2025Foto: Divulgação
![Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias [Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237748/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Novo foco de gripe aviária é detectado em granja no RS; emergência é decretada por 60 dias
23 de Maio de 2025Foto: Arquivo Agência Brasil
![Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas [Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237747/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas
20 de Maio de 2025A medida, segundo o sindicato, poderá resultar na demissão em massa de mais de 4.500 trabalhadores que hoje atuam como telefonistas em unidades espalhadas por todo o país.
![Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro [Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237746/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro
20 de Maio de 2025Foto: Divulgação
![Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica [Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237745/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica
20 de Maio de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023