Saúde

Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978

19 de Agosto de 2026 - Redação Pernambués agora
[Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978]

Foto: Reprodução

O Brasil registrou, em 2025, o menor número de casos de malária em quase cinco décadas. Foram contabilizados 118.037 casos contraídos em território nacional, uma redução de 14,8% em comparação com 2024.
O número de mortes provocadas pela doença também apresentou queda. Os óbitos passaram de 56, em 2024, para 39 no ano seguinte, representando uma redução de 30%. Os registros das formas mais graves da malária diminuíram 30,7% no mesmo período.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os resultados estão relacionados à ampliação do diagnóstico, à maior oferta de testes, ao acesso ao tratamento adequado e à incorporação da tafenoquina ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O medicamento, administrado em dose única, foi incluído no SUS em 2023 para pacientes a partir dos 16 anos e com peso igual ou superior a 35 quilos. Até junho de 2026, mais de 33,7 mil pessoas utilizaram a medicação. Desse total, 3.920 tratamentos ocorreram nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
A tafenoquina atua contra a forma do parasita que pode permanecer no fígado mesmo depois do tratamento inicial. Essa permanência é responsável por provocar novas manifestações da doença, especialmente nos casos causados pelo tipo mais comum do parasita.
Desde março de 2026, o SUS também disponibiliza uma formulação pediátrica para crianças a partir de dois anos e com peso mínimo de dez quilos. Até junho, 1.446 crianças e adolescentes receberam o medicamento no país.
Atualmente, a versão pediátrica está presente em 54 municípios e 17 DSEIs. Mais de 2,4 mil profissionais de saúde foram capacitados para administrar o tratamento.
No DSEI Yanomami, 1.515 pessoas receberam a tafenoquina. Entre março e junho de 2026, as recaídas diminuíram 61,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Considerando os meses de janeiro a julho, a quantidade de casos apresentou redução de 55%.
Os dados foram apresentados por Alexandre Padilha nesta segunda-feira (17), durante o 61º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, realizado em Brasília.
Na ocasião, o ministro também destacou as metas do programa Brasil Saudável, que pretende eliminar ou reduzir, até 2030, 11 doenças e cinco infecções transmitidas da mãe para o bebê.
A malária é provocada por parasitas do gênero Plasmodium e transmitida aos seres humanos pela picada de fêmeas infectadas do mosquito Anopheles, conhecido como mosquito-prego. A doença não é transmitida diretamente de uma pessoa para outra.
Entre os sintomas mais comuns estão febre alta, calafrios, tremores, suor excessivo e dor de cabeça. Convulsões, alterações da consciência, queda da pressão arterial, dificuldade para respirar e hemorragias podem indicar um quadro grave.

Comentários

Outras Notícias

[Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas]
Política

Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas

19 de Agosto de 2026

Foto: Divulgação

[Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow]
Fofoca

Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução/Instagram @blogueirinha

[Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026]
Fofoca

Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução/TV Globo

[Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil]
Saúde

Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução

[Bahia registra mais de 170 mil acidentes com animais peçonhentos em cinco anos]
Bahia

Bahia registra mais de 170 mil acidentes com animais peçonhentos em cinco anos

18 de Agosto de 2026

Foto aprimorada com uso de IA (Gemini): Jailton Farias/Giro Ipiaú

[Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação ]
Bahia

Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação

17 de Agosto de 2026

Cinco dias de paralisação na Uesb de Vitória da Conquista | FOTO: Divulgação |